Portaria da Fazenda Nacional definirá regras para quitação de dívidas com a União

Fazenda Nacional

Publicado em 29/11/2019 - 19:17 Por Victor Ribeiro - Brasília

Uma portaria da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN) vai regulamentar parte da Medida Provisória 899, a MP do Contribuinte Legal. O trecho define as regras para que quase 2 milhões de pessoas e empresas que devem à União consigam colocar as contas em dia.

 

Essas dívidas somam R$ 1,4 trilhão. As prioridades são os débitos considerados irrecuperáveis ou de difícil recuperação. Quem quiser acertar a situação nesses casos vai ter desconto de até 70%.

 

As demais dívidas não terão descontos, mas podem ser parceladas em até 84 meses, com o primeiro pagamento em 180 dias - seis meses. Quem quiser também pode usar precatórios para reduzir as dívidas.

 

Agora, atenção às regras para regularizar a situação. No começo da semana que vem a Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional vai divulgar um edital com a lista de inscritos na Dívida Ativa da União que podem aderir ao programa. São pessoas ou empresas com débito de até R$ 15 milhões.

 

Quem deve mais do que isso pode procurar direto a PGFN para negociar. A Procuradoria também pode entrar em contato direto com esses grandes devedores. Só pode negociar quem não tiver cometido fraude.

 

Ficam de fora da negociação as seguintes dívidas: débitos do FGTS, dívidas com o Simples Nacional, multas criminais e multas qualificadas.

Últimas notícias
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças.

Baixar arquivo
Esportes

Fortaleza vence no Chile e segue para oitavas de final da Libertadores

Já o Atlético-MG perdeu no Mineirão, para o Tolima, da Colômbia, mas já estava classificado.

Baixar arquivo
Esportes

Bruno Fratus ganha ouro em prova de natação na Espanha

João Gomes Jr. e Gabrielle Roncatto ficaram com a prata nos 50 metros peito e 400 metros livre.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

O processo de adoção pode levar muito tempo, mas também ser bem rápido. Tudo vai depender do perfil de filho que pais e mães adotivos buscam.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (26)

Catolé do Rocha, na Paraíba, está aniversariando com muitas nuvens, previsão de chuva isolada e temperatura indicando de 21 a 32º C.

Baixar arquivo