Pandemia exige planejamento e sensatez para equilibrar as contas

Cuidando do bolso

Publicado em 19/04/2020 - 12:00 Por Dayana Vítor - Brasília

O novo coronavírus afeta não só a saúde, mas o bolso das pessoas também. Já que muitas tiveram cortes no salário ou perderam a renda. Além do aumento de preços de itens essenciais, como o da alimentação.

 

Devido a esses fatores, agora em abril, mais de 66% das famílias brasileiras estão endividadas. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo.

 

Mas é possível não ficar tão apertado com planejamento, adequando o que será gasto ao quanto se ganha no atual momento. Para diminuir algumas despesas e não ficar no vermelho, o economista, Flávio Calife, esclarece que agora é o momento de renegociar.

 

O autônomo Thiago Reis, trabalhava com festas infantis antes da pandemia. Os clientes cancelaram os contratos e ele está sem a renda principal desde março. Mas o empreendedor conseguiu pagar todas as contas alugando apenas algumas peças de festas, com a venda de filhotes da sua cadela de estimação e também com a reserva que tinha.

 

O economista, Flávio Calife, aconselha aqueles que tem poupança e dívidas altas a pagar a quitarem os débitos, como Thiago fez.

 

Além do momento atual, também é recomendável juntar dinheiro para enfrentar o presente e futuro da economia, assim como faz o bombeiro civil, Walmir Gomes.

 

Mas nem todos os brasileiros são que nem Walmir e não costumam guardar dinheiro. Segundo a pesquisa da CNC, quase 10% dos entrevistados declarou não ter condições de pagar suas dívidas ou contas em atraso em abril.

Últimas notícias
Saúde

Máquinas automáticas de remédios contra HIV serão lançadas em SP

Máquinas automáticas que disponibilizam remédios profiláticos para HIV serão lançadas nesta quinta-feira pela prefeitura de São Paulo.

Baixar arquivo
Esportes

Grêmio, São Paulo e Fluminense vencem na Libertadores

Pela Libertadores da América, o Grêmio goleou o The Strongest, da Bolívia, por 4 x 0  no estádio Coito Pereira. De virada, o Fluminense bateu o Alianza Lima, do Peru, por 3x2, no Maracanã. O São Paulo passou pelo Talleres, da Argentina, no Morumbis, 2x0

Baixar arquivo
Economia

Prazo do Desenrola Fies é prorrogado para 31 de agosto

Antes, a data limite para o programa de renegociação de dívidas seria nesta sexta-feira (31), mas o governo decidiu adiar o prazo por mais três meses porque menos de 23% do público esperado concretizou as negociações.

Baixar arquivo
Economia

Pesquisa revela perfil de mulheres empreendedoras no Rio de Janeiro

Levantamento mostra que 86% das mulheres desempenham todas as funções no seu empreendimento.

Baixar arquivo
Geral

Governo vai comprar imóveis para desabrigados no Rio Grande do Sul

Inicialmente, o governo federal pretende disponibilizar quase duas mil casas às famílias gaúchas sem moradia.

Baixar arquivo
Segurança

Maio Laranja: PF prende 45 acusados de abuso sexual infantil

As prisões ocorreram em 22 estados. Foram realizadas 110 operações de combate a esse tipo de crime no país, mobilizando mais de 550 agentes. 

Baixar arquivo