ANS registra mais de 4,7 mil queixas sobre atendimento de planos de saúde em relação à Covid-19

Planos de saúde

Publicado em 23/06/2020 - 15:16 Por Dayana Vítor - Brasília

Quando uma pessoa decide pagar um plano de saúde cria-se uma expectativa quanto ao tratamento dispensado em caso de doença. Mas a realidade não tem sido fácil.

 

Desde o início de março, quando a pandemia da Covid-19 começou a avançar pelo Brasil, até o dia 15 de junho, foram registradas, na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mais de 4,7 mil queixas sobre o atendimento dos planos em relação ao novo coronavírus.

 

Do total de reclamações, 43% foram sobre problemas relacionados a assistências afetadas pela pandemia; e 21% a respeito de temas não assistenciais, como contratos e regulamentos, por exemplo.

 

Já 36% das queixas eram sobre dificuldades para conseguir fazer o exame que identifica a Covid-19 ou a respeito de problemas com o tratamento para a doença.

 

E essas reclamações seguem em trajetória de aumento desde abril. Nos primeiros quinze dias de junho, foram 452 queixas. Já na segunda quinzena de maio, 352.

 

Apesar do grande número de queixas sobre o atendimento da Covid 19, pelos planos de saúde, houve queda do número de reclamações totais recebidas pela ANS, em abril e maio deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram mais de 9 mil neste ano, contra mais de 10 mil em 2019.

 

Até o fechamento desta reportagem, a Associação Brasileira dos Planos de Saúde não se posicionou a respeito das reclamações dos usuários sobre atendimentos médicos durante a pandemia.

Últimas notícias
Geral

Preso, Chiquinho Brazão fala no Conselho de Ética da Câmara por vídeo

Brazão, acusado de ser um dos mandantes do assassinato da vereadora Marielle Franco, está preso há um mês e é alvo de pedido de cassação apresentado pelo PSOL.

Baixar arquivo
Segurança

CCJ da Câmara aprova lei que permite aos estados decidirem sobre armas

Pelo projeto de lei, os estados poderiam decidir sobre a posse e o porte de armas. Parlamentares favoráveis à proposta acreditam que diferenças estaduais precisam ser respeitadas. Já os contrários, afirmam que regras sobre armas devem ser definidas por uma lei nacional. Base do governo aponta inconstitucionalidade da medida.

Baixar arquivo
Esportes

Libertadores: Flamengo e Palmeiras terão duelo contra altitude

Nesta quarta-feira (24), Flamengo vai a La Paz, na Bolívia, para enfrentar o Bolívar. E Palmeiras vai a Quito, no Equador, para encarar Independiente del Valle. 

Baixar arquivo
Cultura

Carnaval: maior festa popular agora é manifestação cultural nacional

“É colocar o carnaval do lugar de direito dele”, afirma Rita Fernandes, presidente da Sebastiana, associação de blocos de rua do Rio de Janeiro. Para ela, a lei significa mais incentivos e mais investimentos em torno da folia que leva milhões às ruas brasileiras.   

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra mais de 3 mil mortes por covid-19 em 2024

Infectologista fala da necessidade de se manter o reforço da vacinação em dia para evitar que as pessoas se tornem agentes de contaminação para pessoas do grupo de risco. 

Baixar arquivo
Geral

Portos e Aeroportos e Anac irão investigar morte de cão Joca em avião

O cão Joca morreu aos cuidados da Gol. Ele foi embarcado para o destino errado e ficou oito horas dentro do canil, a uma temperatura de 36°. Presidente Lula prestou homenagem ao golden retriever, usando uma gravata com cachorros.

Baixar arquivo