ANS registra mais de 4,7 mil queixas sobre atendimento de planos de saúde em relação à Covid-19

Planos de saúde

Publicado em 23/06/2020 - 15:16 Por Dayana Vítor - Brasília

Quando uma pessoa decide pagar um plano de saúde cria-se uma expectativa quanto ao tratamento dispensado em caso de doença. Mas a realidade não tem sido fácil.

 

Desde o início de março, quando a pandemia da Covid-19 começou a avançar pelo Brasil, até o dia 15 de junho, foram registradas, na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), mais de 4,7 mil queixas sobre o atendimento dos planos em relação ao novo coronavírus.

 

Do total de reclamações, 43% foram sobre problemas relacionados a assistências afetadas pela pandemia; e 21% a respeito de temas não assistenciais, como contratos e regulamentos, por exemplo.

 

Já 36% das queixas eram sobre dificuldades para conseguir fazer o exame que identifica a Covid-19 ou a respeito de problemas com o tratamento para a doença.

 

E essas reclamações seguem em trajetória de aumento desde abril. Nos primeiros quinze dias de junho, foram 452 queixas. Já na segunda quinzena de maio, 352.

 

Apesar do grande número de queixas sobre o atendimento da Covid 19, pelos planos de saúde, houve queda do número de reclamações totais recebidas pela ANS, em abril e maio deste ano, se comparado ao mesmo período do ano passado. Foram mais de 9 mil neste ano, contra mais de 10 mil em 2019.

 

Até o fechamento desta reportagem, a Associação Brasileira dos Planos de Saúde não se posicionou a respeito das reclamações dos usuários sobre atendimentos médicos durante a pandemia.

Últimas notícias
Segurança

Estudantes de medicina são suspeitos de fraude para conseguir bolsas

Investigados mentiam condição financeira para acessar políticas destinadas a pessoas de baixa renda, segundo Polícia Federal. Acusados também receberam Auxílio Emergencial sem ter direito.

Baixar arquivo
Cultura

História Hoje: "Drácula", de Bram Stoker, era publicado há 125 anos

Conde Drácula foi inspirado no príncipe romeno Vlad III. O nobre sustentava o título de Dracul, o Filho do Dragão. Ele se tornou muito conhecido por utilizar métodos cruéis contra seus inimigos como mutilações, decapitações e empalamentos. Não poupava nem mulheres, nem crianças.

Baixar arquivo
Esportes

Fortaleza vence no Chile e segue para oitavas de final da Libertadores

Já o Atlético-MG perdeu no Mineirão, para o Tolima, da Colômbia, mas já estava classificado.

Baixar arquivo
Esportes

Bruno Fratus ganha ouro em prova de natação na Espanha

João Gomes Jr. e Gabrielle Roncatto ficaram com a prata nos 50 metros peito e 400 metros livre.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Ampliação do perfil pode reduzir tempo de espera para adoção

O processo de adoção pode levar muito tempo, mas também ser bem rápido. Tudo vai depender do perfil de filho que pais e mães adotivos buscam.

Baixar arquivo
Geral

Confira a previsão do tempo no Brasil nesta quinta-feira (26)

Catolé do Rocha, na Paraíba, está aniversariando com muitas nuvens, previsão de chuva isolada e temperatura indicando de 21 a 32º C.

Baixar arquivo