Justiça do RJ mantém redução no valor de mensalidades escolares durante pandemia da Covid-19

Durante a pandemia

Publicado em 19/06/2020 - 21:39 Por Fabiana Sampaio - Rio de Janeiro

A Justiça do Rio de Janeiro suspendeu nesta sexta-feira (19)  duas liminares concedidas às escolas da rede particular de ensino do município, que impediam a redução de mensalidades durante a pandemia da Covid-19, determinada em lei estadual.

 

O desembargador Rogério de Oliveira Souza atendeu pedido feito em recurso da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. A Alerj argumentou  que há a uma ação direta de inconstitucionalidade  no Supremo Tribunal Federal sobre o mesmo tema e que  não houve decisão liminar.

 

O desembargador afirma que as duas liminares concedidas na primeira instância ultrapassam indevidamente decisões de tribunais superiores, considerando que a lei tem presunção de constitucionalidade até que seja declarada inconstitucional.

 

O presidente da Alerj e um dos autores da lei,  deputado André Ceciliano (PT), argumenta que a norma busca proteger as famílias e garantir os pagamentos das mensalidades, reequilibrando os contratos durante a pandemia.

 

Aprovada pela Alerj e sancionada no dia 4 de junho pelo governo do estado, a Lei obriga as instituições privadas de ensino a reduzir o valor das mensalidades durante o período de vigência do estado de calamidade pública.  Os descontos valem a partir da publicação da Lei e não retroagem.

 

* Com informações da Agência Brasil

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo