Advogada alerta para regras trabalhistas em caso de home office e suspensão de contrato

Devido à pandemia

Publicado em 06/07/2020 - 15:55 Por Solimar Luz - Rio de Janeiro

A pandemia do novo coronavírus trouxe mudanças e novos desafios nas relações de trabalho para empresas e trabalhadores.

 

Redução da jornada, suspensão do contrato de trabalho e o home office foram algumas das medidas implementadas para tentar diminuir demissões, diante da paralisação das atividades econômicas, provocada pela quarentena de combate a propagação da pandemia. Na avaliação da advogada trabalhista Flávia Eadi de Castro, o trabalho em casa se transformou em importante medida para enfrentar o distanciamento social.

 

No entanto, algumas  medidas ainda  têm gerado dúvidas para o trabalhador, como é o caso da recepcionista Amanda. Trabalhando em casa desde março, ele esperava que, com a flexibilização das regras de isolamento, retornaria à rotina presencial no escritório. Mas já foi avisada que continuará em home office.  Amanda teme ter o salário reduzido.

 

Em entrevista ao programa Tarde Nacional, a advogada trabalhista Flávia Eadi de Castro alerta ainda que trabalhadores e empregados devem ficar atentos à legislação, ressaltando que o retorno às atividades impacta também na responsabilidade trabalhista do empregador.

 

No caso daqueles que tiveram contrato de trabalho suspenso, a advogada orienta que não podem trabalhar em home office. E ressalta que, neste momento de flexibilização, trabalhadores devem ficar atentos a possíveis problemas enfrentados na volta as atividades, para que direitos não sejam desrespeitados.

 

A especialista reforça que os novos tempos precisam seguir regras redobradas para evitar a contaminação pelo coronavirus, como a utilização de máscara e higienização adequada dos locais de trabalho, justamente por conta da responsabilidade da empresa na segurança dos seus quadros.

Últimas notícias
Geral

Ganhadores do Nobel de Medicina, Física e Química estão no Brasil

Três importantes cientistas ganhadores do Prêmio Nobel estão no Brasil para uma série de palestras no Rio de Janeiro e em São Paulo.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Fórum de Cidades Amazônicas discute resiliência urbana

A cidade de Belém recebe nesta terça-feira a reunião anual do Fórum de Cidades Amazônicas, que reúne representantes das prefeituras dos municípios que estão dentro do bioma em toda a América Latina.  

Baixar arquivo
Educação

Senado: Comissão de Educação debate novo ensino médio

Serão realizadas duas audiências públicas nesta semana sobre o tema. O texto, já aprovado pela Câmara, precisa ser votado na comissão antes de seguir para o plenário.

Baixar arquivo
Geral

Motoristas profissionais devem fazer toxicológico até dia 30

Termina em 30 de abril o prazo para realização do exame toxicológico dos condutores de veículos das categorias C, D e E, que são os motoristas profissionais.

Baixar arquivo
Geral

PCC é alvo de operação do MP de SP no combate a fraudes em licitações

A área de atuação dessa quadrilha englobava cidades do interior, da grande São Paulo e do litoral.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PM e famílias negociam ocupação de prédio no bairro Mandaqui, em SP

A polícia militar e as famílias que estão em uma ocupação no bairro do Mandaqui, na zona norte da cidade, seguem negociando a desocupação do local.

Baixar arquivo