Conta de energia terá bandeira tarifária amarela em fevereiro
A bandeira tarifária segue amarela neste mês de fevereiro e os consumidores vão continuar pagando a taxa extra de R$ 1,34 para cada 100 kWh consumidos.
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) justificou a medida afirmando que o volume de chuvas está abaixo do padrão histórico para esse período do ano, e os principais reservatórios de hidrelétricas vêm apresentando recuperação lenta de níveis.
O sistema das bandeiras tarifárias nas cores verde, amarela ou vermelha nos patamares 1 e 2 indica se a energia custará mais ou menos em função das condições de sua geração.
A bandeira verde é a única que não tem cobrança extra.
Os recursos pagos pelos consumidores vão para uma conta específica e depois são repassados às distribuidoras para compensar os gastos.
Com a bandeira amarela é importante evitar o desperdício de energia. Para isso, vale reforçar as dicas: tomar banhos mais curtos, de até cinco minutos, diminuir ao máximo o tempo de utilização do ar condicionado e sempre retirar os aparelhos da tomada quando não estiver usando.
![Print Paulo Pinto/Agência Brasi São Paulo (SP) 14/02/2025 - Centro de Sismologia da USP nega terremoto após alerta do Google.
Print Paulo Pinto/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![REUTERS/Gleb Garanich/Direitos Reservados Vista da usina nuclear de Chernobyl](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Elza Fiúza/Agência Brasil/Arquivo lavoura agricultura familiar](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Bruno Peres/Agência Brasil Brasília (DF), 05/12/2024 - O ministro Alexandre de Moraes durante sessão do STF. Foto: Bruno Peres/Agência Brasil](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)
![Pablo Valadares/Câmara dos Deputados Dep. Daniel Silveira (PSL - RJ)](/sites/default/files/thumbnails/image/loading_v2.gif)