Dia dos Pais: presentes e serviços subiram em média 6,08% em 12 meses

Percentual ficou abaixo da inflação no mesmo período

Publicado em 06/08/2021 - 17:53 Por Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

Os presentes e os serviços mais procurados para o Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo (8), subiram em média 6,08% nos últimos 12 meses. O percentual, no entanto, ficou abaixo da inflação neste mesmo período, que foi de 8,31%. Os dados são da pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas a partir de 30 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor e divulgada nesta sexta-feira (6).

A pesquisa mostrou que a inflação dos serviços subiu 9,06% e que a alta foi puxada pelas passagens aéreas, com avanço de 52,12% nos preços, o que, segundo a Fundação, reflete a retomada do setor, que há 12 meses estava afundada na crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19.

Já entre os produtos mais escolhidos para presentear os pais, o aumento médio foi de 4,06%. O kit de ferramentas para reparos residenciais foi o que mais subiu, com alta de 12,98%, seguido pelas bicicletas, cujos preços aumentaram 6,95%.

O pesquisador da FGV Matheus Peçanha avalia que o processo de reabertura e os custos tiveram um papel concorrente nessa dinâmica. E para a elevação das taxas dos produtos, ele atribuiu ao aumento dessas taxas às commodities metálicas, que só em 2020 foi de 80%.

Ainda na cesta de serviços, o pesquisador destaca aumento de preços nos restaurantes, hotéis e excursões. Já as atrações culturais ficaram com preços estáveis. Entre os presentes, também teve destaque o aumento nos preços dos artigos esportivos.

O Dia dos Pais é a quarta data mais importante do comércio varejista brasileiro, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.

Edição: Raquel Mariano/ Renata Batista

Últimas notícias
Direitos Humanos

Um bilhão de refeições são desperdiçadas todos os dias, aponta ONU

Segundo o coordenador da Ação da Cidadania, Kiko Afonso, as estimativas mostram que mais de 80% do desperdício de alimentos no Brasil vem da cadeia produtiva do alimento até o supermercado. Além disso, o que se desperdiça, daria para alimentar oito vezes a população brasileira durante um ano.

Baixar arquivo
Saúde

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue

Mais 165 municípios vão receber vacinas contra a dengue a partir de abril. 

São cidades dos estados de Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina e São Paulo. 

Baixar arquivo
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo