logo Radioagência Nacional
Economia

Dia dos Pais: presentes e serviços subiram em média 6,08% em 12 meses

Percentual ficou abaixo da inflação no mesmo período
Baixar
Cristiane Ribeiro - Repórter da Rádio Nacional
06/08/2021 - 17:53
Rio de Janeiro

Os presentes e os serviços mais procurados para o Dia dos Pais, que será comemorado neste domingo (8), subiram em média 6,08% nos últimos 12 meses. O percentual, no entanto, ficou abaixo da inflação neste mesmo período, que foi de 8,31%. Os dados são da pesquisa feita pela Fundação Getulio Vargas a partir de 30 produtos e serviços do Índice de Preços ao Consumidor e divulgada nesta sexta-feira (6).

A pesquisa mostrou que a inflação dos serviços subiu 9,06% e que a alta foi puxada pelas passagens aéreas, com avanço de 52,12% nos preços, o que, segundo a Fundação, reflete a retomada do setor, que há 12 meses estava afundada na crise sanitária provocada pela pandemia de covid-19.

Já entre os produtos mais escolhidos para presentear os pais, o aumento médio foi de 4,06%. O kit de ferramentas para reparos residenciais foi o que mais subiu, com alta de 12,98%, seguido pelas bicicletas, cujos preços aumentaram 6,95%.

O pesquisador da FGV Matheus Peçanha avalia que o processo de reabertura e os custos tiveram um papel concorrente nessa dinâmica. E para a elevação das taxas dos produtos, ele atribuiu ao aumento dessas taxas às commodities metálicas, que só em 2020 foi de 80%.

Ainda na cesta de serviços, o pesquisador destaca aumento de preços nos restaurantes, hotéis e excursões. Já as atrações culturais ficaram com preços estáveis. Entre os presentes, também teve destaque o aumento nos preços dos artigos esportivos.

O Dia dos Pais é a quarta data mais importante do comércio varejista brasileiro, ficando atrás apenas do Natal, Dia das Mães e Dia das Crianças.

x