logo Radioagência Nacional
Economia

IPEA mantém previsão de crescimento do país em 4,8% em 2021

Baixar
Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional
27/08/2021 - 15:37
Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) manteve a previsão do PIB para 2021 em 4,8%. Já para 2022, a expectativa do IPEA é de um crescimento de 2% do Produto Interno Bruto, que é a soma de tudo o que é produzido no país.

O Ipea também divulgou, nesta sexta-feira, o resultado da atividade econômica brasileira no segundo trimestre deste ano, ou seja, de abril a junho.  E um dos destaques foi a recuperação no setor de serviços, que o instituto atribui ao avanço da vacinação contra a covid-19 no país. Os serviços prestados às famílias, por exemplo, cresceram em junho mais de 8% na comparação com maio. Em relação a junho de 2020, o aumento foi de quase 73 por cento.  

Já o crescimento do comércio, que ficou em 3% no segundo trimestre, o IPEA atribui ao retorno do Auxílio Emergencial e do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

O pesquisador do Instituto, Leonardo Mello de Carvalho, cita que os setores de serviços e de construção civil estão se recuperando.

O setor agropecuário vai crescer, só que menos do que se previa anteriormente, com projeção reduzida de 2,6% para 1,7% em 2021. Os pesquisadores destacam a atual crise hídrica, e também a safra do milho, que caiu mais de 11%.

O dado negativo fica para a produção da indústria, que caiu em dois e meio por cento no segundo trimestre. Um dos fatores apontados foi a aceleração da inflação.

x