IPEA mantém previsão de crescimento do país em 4,8% em 2021

Publicado em 27/08/2021 - 15:37 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) manteve a previsão do PIB para 2021 em 4,8%. Já para 2022, a expectativa do IPEA é de um crescimento de 2% do Produto Interno Bruto, que é a soma de tudo o que é produzido no país.

O Ipea também divulgou, nesta sexta-feira, o resultado da atividade econômica brasileira no segundo trimestre deste ano, ou seja, de abril a junho.  E um dos destaques foi a recuperação no setor de serviços, que o instituto atribui ao avanço da vacinação contra a covid-19 no país. Os serviços prestados às famílias, por exemplo, cresceram em junho mais de 8% na comparação com maio. Em relação a junho de 2020, o aumento foi de quase 73 por cento.  

Já o crescimento do comércio, que ficou em 3% no segundo trimestre, o IPEA atribui ao retorno do Auxílio Emergencial e do Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda.

O pesquisador do Instituto, Leonardo Mello de Carvalho, cita que os setores de serviços e de construção civil estão se recuperando.

O setor agropecuário vai crescer, só que menos do que se previa anteriormente, com projeção reduzida de 2,6% para 1,7% em 2021. Os pesquisadores destacam a atual crise hídrica, e também a safra do milho, que caiu mais de 11%.

O dado negativo fica para a produção da indústria, que caiu em dois e meio por cento no segundo trimestre. Um dos fatores apontados foi a aceleração da inflação.

Edição: Bianca Paiva - GT Passos

Últimas notícias
Saúde

OMS diz que vacinas disponíveis são eficazes contra variante Ômicron

A Organização Mundial da Saúde (OMS) diz que não há razão para duvidar da eficácia das vacinas disponíveis contra a nova variante Ômicron, do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Rio vai receber mais 160 mil doses da vacina contra a gripe

O Ministério da Saúde confirmou nesta quarta-feira a entrega doses da vacina até o final desta semana.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro permanece em estágio de mobilização devido à chuva

O estágio, que indica risco de ocorrências de alto impacto, foi acionado ontem, quando uma forte chuva atingiu a cidade, causando alagamento em vários bairros.

Baixar arquivo
Economia

Vendas do comércio varejista ficam estáveis em outubro

O segmento de artigos farmacêuticos, médicos, ortopédicos, de perfumaria e cosméticos também ficou estável.

Baixar arquivo
Política

Parte da PEC dos Precatórios será promulgada nesta quarta

Promulgação é apenas dos pontos que já foram analisados pela Câmara e pelo Senado, como mudança no cálculo do teto de gastos para permitir o pagamento do Auxílio, o parcelamento dos precatórios e a questão de parcelamento de débitos previdenciários dos municípios.

Baixar arquivo
Educação

Governo cria o Internet Brasil, com internet gratuita para estudantes

Presidente Jair Bolsonaro editou medida provisória criando o programa, que vai oferecer internet em banda larga móvel, de graça, para alunos da educação básica da rede pública, e que venham de famílias inscritas no CAD Único.

Baixar arquivo