Governo cria grupo de trabalho para valorizar o salário mínimo

Publicado em 27/02/2023 - 17:22 Por Gabriel Brum - Repórter Rádio Nacional - Brasília

O governo federal criou um Grupo de Trabalho para a elaboração da Política de Valorização do Salário Mínimo. O decreto foi publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira.

O colegiado vai contar com representantes de ministérios, como Fazenda, Planejamento e Trabalho; e de sindicatos dos trabalhadores, como a Central Única dos Trabalhadores e a Força Sindical. Pesquisadores do Ipea e do Dieese vão auxiliar. 

O salário mínimo está em  R$ 1.302, mas o presidente Lula prometeu que o valor subiria para R$ 1.320 a partir de maio. Para a Cristina Silva, que trabalha com serviços gerais, o mínimo tinha que ser maior.

No governo Bolsonaro, o salário mínimo era reajustado somente pela inflação, sem ganho real para o trabalhador. Antes desse período, a correção levava em conta também o PIB dos anos anteriores. 

A socióloga do Dieese, Adriana Marcolino, lamenta que a política de valorização tenha sido interrompida.

O Grupo de Trabalho terá duração de 45 dias, contados a partir de 19 de janeiro de 2023, e pode ser prorrogada uma vez. 

 

 

Edição: Raquel Mariano / Alessandra Esteves

Últimas notícias
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo
Geral

Censo: territórios quilombolas têm predominância de homens e jovens

Os dados são do Censo de 2022, que também mostraram que os quilombolas estão distribuídos por 1,7 mil municípios, em um total de pouco mais de 1,3 milhão pessoas.

Baixar arquivo
Geral

Governo estuda eventual adiamento do Concurso Nacional

O pedido foi feito pelo governo do Rio Grande do Sul que está em situação de crise devido às chuvas no estado. 

Baixar arquivo
Geral

Santa Catarina tem previsão de chuva intensa; uma morte foi confirmada

Nas últimas 48 horas, o estado tem sido atingido por temporais com raios, rajadas de vento e chance de granizo. Pelo menos 155 pessoas estão desalojadas e 26 desabrigadas. 

Baixar arquivo