logo Radioagência Nacional
Economia

Brasil gera quase 242 mil vagas de trabalho em fevereiro

Baixar
Daniella Longuinho - Repórter da Rádio Nacional
29/03/2023 - 17:54
Brasília

Foram criadas 241.785 vagas de trabalho com carteira assinada em fevereiro no Brasil.

Os dados são do Caged, Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, e foram divulgados pelo Ministério do Trabalho e Emprego nesta quarta-feira (29).

Dos empregos formais gerados, 68% são considerados típicos, ou seja, com jornada entre 40 e 44 horas semanais e por tempo indeterminado. Os outros 32% são não típicos, assim entendidos por serem ocupados por aprendizes, intermitentes ou temporários, com jornada de até 30 horas.

O saldo positivo foi observado em todas as 27 unidades da federação e em quatro dos cinco grandes grupos da atividade econômica: serviços, indústria, construção e agropecuária. O comércio ficou com saldo negativo de 1.325 postos.

Mas teve uma pequena diferença na distribuição dessas vagas pelo Brasil. Paula Montagner, Subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, detalhou as unidades da federação com os maiores e os menores saldos de emprego em fevereiro.

Durante coletiva de imprensa, o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, afirmou que o mercado de trabalho deve crescer, mas depende da decisão do Banco Central de reduzir os juros. 

Paula Montagner, subsecretária de Estatísticas e Estudos do Trabalho, detalhou as unidades da federação com os maiores e menores saldos de emprego em fevereiro.

Diferentemente de janeiro, quando houve redução de postos ocupados por mulheres, em fevereiro, elas passaram a ocupar 125 mil vagas formais de trabalho. Pessoas com deficiência também reverteram o quadro negativo do mês anterior e ocuparam 165 vagas de emprego em fevereiro.

x