Pedidos de falência de empresas aumentam mais de 40% no trimestre

Publicado em 19/04/2023 - 14:58 Por Leandro Martins - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

O primeiro trimestre do ano foi difícil para os empresários brasileiros. Isto porque, com os juros altos, os pedidos de falência aumentaram mais de 40%. 

De acordo com a Serasa Experian, foram registrados 255 pedidos de falência e 289 de recuperação judicial apenas neste ano. Em porcentagens, o número de pedidos de falência subiu 44% no primeiro trimestre, na comparação com o mesmo período de 2022. 

E o mesmo cenário acontece com os pedidos de recuperação judicial, que cresceram em 37%, também na comparação entre os dois períodos.  

O motivo, de acordo com o economista da Serasa, Luiz Rabi, são as altas taxas de juros e o endividamento das pessoas.

"Na raiz deste aumento estão dois fatores econômicos fundamentais: taxas de juros extremamente elevadas e outro fator - mais de 70 milhões de brasileiros inadimplentes. Então, é muita gente que não está conseguindo pagar os seus credores. Fator que acaba prejudicando a situação financeira das empresas e podendo levá-las a chegar nessa situação de insolvência".

Luiz Rabi argumenta que a situação de endividamento, que afeta mais de 70 milhões de brasileiros, traz consequências para as empresas - principalmente as de varejo e de serviços, porque quando elas não recebem do consumidor, precisam lidar com o prejuízo.

Os pedidos de recuperação judicial avançaram especialmente entre as grandes empresas: um aumento de 94%. Já entre as médias, o aumento foi de quase 9%. 

Já com relação às falências, a maior alta ficou por conta das médias empresas: 64%, enquanto as grandes: 30%.

Edição: Leila dos Santos / Nathália Mendes

Últimas notícias
Esportes

Campeonatos Estaduais entram na reta final

Confira como está a situação dos principais torneios pelo Brasil.

Baixar arquivo
Justiça

Uber pede ao STF que suspenda processos sobre vínculo trabalhista

Na petição encaminhada ao STF, o escritório que representa a empresa sustenta que a medida é necessária para aguardar o posicionamento final da Corte sobre o tema. Na semana passada, o STF reconheceu a chamada repercussão geral sobre o tema.

Baixar arquivo
Cultura

Lula participa da abertura da 4ª Conferência Nacional da Cultura

A iniciativa reúne as principais representações públicas culturais do país para discutir o Plano Nacional de Cultura dos próximos 10 anos. O evento ocorre entre os dias 4 e 8 de março, em Brasília.

Baixar arquivo
Segurança

Dois detentos fogem de penitenciária em Campo Grande

Foi a primeira fuga registrada no sistema penitenciário federal no Mato Grosso desde que ele foi criado, em 2006, para isolar lideranças de organizações criminosas e presos de alta periculosidade.

Baixar arquivo
Cultura

Conferência Nacional de Cultura retorna, valorizando a diversidade

A quarta Conferência Nacional de Cultura marca o retorno do Ministério da Cultura, extinto em 2019. A última conferência foi em 2013.

Esse evento é importante porque é um espaço de debate de políticas públicas de cultura.

Baixar arquivo
Política

Lula apresenta projeto que regula trabalho de motorista de aplicativo

O projeto só atinge motoristas que transportam passageiros por carro. Outras modalidades de entrega, com moto e bicicleta, não fazem parte do acordo.

Baixar arquivo