Márcio França confirma lançamento do Voa Brasil para agosto
O ministro de Portos e Aeroportos, Márcio França, confirmou para agosto o lançamento do programa Voa Brasil, em que serão oferecidas passagens aéreas a R$ 200 por trecho, nos meses de baixa temporada.
Em palestra na noite dessa quinta-feira (13), na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), França deu detalhes do programa, voltado para as pessoas que não voaram nos últimos 12 meses, o que vai ser comprovado pelo CPF.
A prioridade, segundo ele, serão os aposentados, pensionistas e, eventualmente, servidores públicos. A meta é chegar a 1,5 milhão de passagens por mês.
O programa terá um limite de quatro passagens por pessoa ao ano, sendo cada bilhete referente a um trecho.
O ministro adiantou que as companhias Latam, Gol e Azul já confirmaram participação no programa durante períodos de ociosidade, como março, abril, maio, agosto, setembro, outubro e novembro, desde que haja assentos disponíveis.
Ele também explicou que a ideia é que o programa estimule a criação de novos voos, principalmente para locais que hoje têm pouca procura. O ministro Márcio França destacou que o programa não vai ter investimento do governo.
Sobre a polêmica em torno do uso dos aeroportos Santos Dumont e Galeão, no Rio de Janeiro, França confirmou a readequação do Santos Dumont para receber apenas voos da ponte aérea Rio-São Paulo e Rio-Brasília e, assim manter o limite de passageiros em cerca de 10 milhões por ano. Hoje este número ultrapassa 12 milhões.
Todos os outros voos, inclusive as conexões serão feitos a partir do aeroporto internacional Tom Jobim Galeão, cuja capacidade está ociosa.
O ministro explicou que esta adaptação deve acontecer entre os meses de outubro, novembro e dezembro deste ano.