Haddad: corte da Selic é um alívio para a economia brasileira

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, considera que o corte de 0,5 ponto percentual na taxa Selic representa um alívio para a economia brasileira e mostra que o governo está na direção certa.
O anúncio da redução da taxa Selic, que são os juros básicos da economia, saiu nessa quarta-feira. A última vez em que o BC havia reduzido a Selic foi em agosto de 2020.
Em comunicado, o Copom informou que a queda da inflação possibilitou a redução nos juros. E anunciou ainda que os membros do colegiado preveem, por unanimidade, cortes de 0,5 ponto nas próximas reuniões.
Além disso, o órgão avalia que esse será o ritmo adequado para manter a política monetária contracionista necessária para controlar a inflação.
Para o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, a queda na taxa Selic vai facilitar o crescimento sustentável.
Haddad disse ainda que a decisão de Campos Neto foi técnica e não uma concessão.
Após a redução dos juros, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil anunciaram queda nos juros do crédito consignado para beneficiários e pensionistas do INSS.
A Caixa reduziu de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês nas taxas de juros, representando uma redução total de 2,3%.
No Banco do Brasil, o consignado caiu de 1,81% ao mês para 1,77% ao mês, na faixa mínima, e de 1,95% ao mês para 1,89% ao mês no patamar máximo. O banco reduziu ainda as taxas nas linhas de crédito consignado e automático.
* Com informações da Agência Brasil.






Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.
Escolha sua manifestação em apenas um clique.
Você será direcionado(a) para o sistema Fala.BR, mas é com a EBC que estará dialogando. O Fala.BR é uma plataforma de comunicação da sociedade com a administração pública, por meio das Ouvidorias.
Sua opinião ajuda a EBC a melhorar os serviços e conteúdos ofertados ao cidadão. Por isso, não se esqueça de incluir na sua mensagem o link do conteúdo alvo de sua manifestação.
Clique aqui para mais informações sobre a Ouvidoria da EBC.