Em reunião do G20, Haddad defende tributação de países ricos

Publicado em 14/12/2023 - 11:58 Por Priscilla Mazenotti - Repórter da Rádio Nacional - Brasília

Em reunião do G20 em Brasília, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, defendeu a tributação de países ricos. Segundo ele, é preciso uma contribuição mais justa desses países com relação a impostos.

"Ouvimos vozes cada vez mais altos do sul global e da sociedade civil exigindo uma agenda fiscal internacional mais ambiciosa, incluindo a tributação da riqueza, maior transparência e outras soluções para fazer com que os mais ricos do mundo paguem a sua justa contribuição em impostos. Vindo de um processo de reforma tributária no Brasil, tenho uma convicção particularmente forte sobre a necessidade de reforçar a cooperação global nessa área". 

A fala de Haddad veio um dia depois do presidente Lula defender perante os líderes do G20 a taxação internacional. Tributação, segundo Lula, para corrigir disparidades socioeconômicas entre países e dentro deles.

Ainda no evento desta quinta, Haddad falou sobre o aumento da dívida mundial. Disse que é uma preocupação em todo o mundo e que é preciso construir um sistema global de resolução da dívida. Completando: os nossos bancos multilaterais e organizações internacionais não estão bem equipados para enfrentar os desafios que temos pela frente.

Haddad ainda defendeu uma nova globalização.  "Temos que construir uma nova globalização baseada em preocupações socioambientais. Uma reglobalização socioambiental que funcione para todos e nos ajude a acelerar o desenvolvimento sustentável. Agora, mais do que nunca, construir muros e criar ilhas isoladas de prosperidade é impraticável, para não dizer imoral. Temos de enfrentar juntos os nossos muitos desafios contemporâneos e lutar para criar um mundo justo e um planeta sustentável".

Ele lembrou as prioridades do Brasil no G20: combate à fome e à desigualdade; desenvolvimento sustentável e transição energética; além da reforma da governança global.

 

 

Edição: Leila dos Santos - Marizete Cardoso

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo