Taxa de desemprego no primeiro trimestre cai para 7,9%

Menor índice dos últimos dez anos

Publicado em 17/05/2024 - 15:51 Por Priscila Thereso - repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

A taxa de desemprego no país alcançou 7,9% no primeiro trimestre de 2024, chegando ao menor índice para o período dos últimos dez anos. Na comparação com o primeiro trimestre ano passado, que registrou 8,8%, a desocupação caiu em nove unidades federativas. Já na comparação com o último trimestre de 2023, o índice cresceu meio ponto percentual em oito estados.

taxa de desocupação trimestral
Taxa de Desocupação trimestral - IBGE

Na análise das grandes regiões, a desocupação teve alta no Nordeste, no Sudeste e no Sul, ficando estável no Norte e no Centro-Oeste.

As maiores taxas foram verificadas na Bahia, Pernambuco e Amapá. E, as menores, em Rondônia, Mato Grosso e Santa Catarina.

A pesquisa aponta, ainda, que os indicadores de desocupação seguem maiores para mulheres, pessoas pretas e pardas e aquelas com o ensino médio incompleto. Todos esses grupos ficaram acima da média nacional, de 7,9%.  

No recorte por gênero, a taxa foi maior para as mulheres, quase 10% contra 6,5% no caso dos homens.

Segundo a coordenadora da Pnad,  Adriana Beringuy, o primeiro trimestre do ano é caracterizado pela redução de população ocupada.

A nova Pnad também apontou queda no número de brasileiros procurando trabalho por dois anos ou mais. Houve recuo de 14,5% no primeiro trimestre do ano, na comparação com o último de 2023.    

A parcela de empregados com carteira assinada no setor privado ficou em 73,9%, enquanto 25,4% estavam trabalhando por conta própria.

A taxa de informalidade no país chegou a 38,9% da população ocupada entre janeiro e março.

O rendimento médio real mensal habitual fechou o período analisado em R$ 3.123.

Edição: Vitoria Elizabeth / Liliane Farias

Últimas notícias
Justiça

Marielle: STF analisa nesta semana denúncia contra supostos mandantes

A Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal vai analisar a denúncia contra os supostos mandantes do assassinato de Marielle Franco nesta terça-feira. O relator é o ministro Alexandre de Moraes.

Baixar arquivo
Justiça

Liderança brigadista é assassinado no Tocantins

Um brigadista referência na Ilha do Bananal, em Tocantins, foi morto a tiros na porta da casa da irmã no sábado (15), antes de começar a temporada de combate ao fogo na região. Em nota, o Ibama lamentou a morte de Sidiney de Oliveira Silva, mais conhecido como Nenê.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Tempestade repentina destelha casas e comércio em São Luiz Gonzaga

Uma intensa tempestade, destelhou mil e duzentas casas em São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul. A prefeitura calcula que cerca de 15 mil pessoas foram diretamente atingidas pelo temporal, na noite de sábado.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Seca no Rio Acre leva a decretação de estado de emergência

O nível do rio Acre, em Rio Branco, chegou a apenas 1 metro e 95 centímetros neste domingo, de acordo com monitoramento do Serviço Geológico do Brasil.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Pesquisadores encontraram 11 onças pintadas na Serra do Mar

Pesquisadores encontraram e monitoram 11 onças pintadas em área da Mata Atlântica na Serra do Mar, que engloba um território de mais de 6.500 quilômetros quadrados, em São Paulo, no Paraná, até o norte de Santa Catarina.

Baixar arquivo
Esportes

Brasil garante duas medalhas de ouro com o karatê nos Jogos dos Brics

O Brasil já tem dois ouros nos jogos do Brics, que acontecem na cidade de Kazan, na Rússia. As duas vitórias vieram com a equipe feminina de karatê.

Baixar arquivo