Carne fica de fora da lista de produtos com aliquota zero

A proteína animal continu com isenção de 60%

Publicado em 04/07/2024 - 15:43 Por Priscilla Mazenotti, repórter da Rádio Nacional - Brasília

Na proposta de regulamentação da Reforma Tributária, a carne ficou de fora da lista de produtos da cesta básica com alíquota zero de tributos.

O grupo de trabalho apresentou o relatório e manteve a proteína animal com uma isenção de 60%, como originalmente havia sido encaminhada pelo governo.
 
Mesmo com o presidente Lula defendendo a alíquota zero, o grupo de trabalho argumentou: a medida traria impactos na alíquota de referência do IVA, que é 26,5%.

Uma solução melhor, é priorizar o cashback para a população de baixa renda. O ponto é que, historicamente, a proteína animal nunca esteve na lista, como explicou um dos integrantes do grupo do trabalho, o deputado Cláudio Cajado.
 
A carne fica de fora da lista de isenção total, mas outros produtos entraram. Entre eles, produtos voltados para a dignidade menstrual. Absorventes, tampões higiênicos e coletores menstruais.
 
E as BETS e os carros eletrônicos foram incluídos no Imposto Seletivo, chamado de imposto do pecado, e que terá tributação maior porque fazem mal à saúde ou ao meio ambiente.

Os caminhões ficaram de fora com o argumento que fazem parte do setor produtivo. Já as bebidas alcóolicas terão tributação gradual, conforme o teor alcoólico. E as armas, que foram incluídas na lista pelo Senado, acabaram de fora. Caberá ao plenário decidir.
 
Uma novidade trazida pelo relatório é a figura do nano empreendedor, que vai isentar quem tem receita anual de até R$ 40.500. Uma inovação, como disse o deputado Reginaldo Lopes. 
  
As conversas, agora, estarão com o Congresso. Segundo o grupo de trabalho, esse relatório de mais de 300 páginas, apresentado nesta quinta-feira, é fruto de consenso com governo e setores.

A previsão é de votação da urgência e do texto na semana que vem. Antes, portanto, do recesso parlamentar, que começa no dia 18.

Edição: Ana Lúcia Caldas / L Pedrosa

Últimas notícias
Meio Ambiente

Pantanal: condição climática adversa dificulta o combate ao fogo

O foco mais preocupante atualmente, de acordo com o governo do Mato Grosso do Sul, está próximo ao Buraco das Piranhas, na região do município de Miranda, onde três pontos ativos têm desafiado os esforços de contenção.

Baixar arquivo
Esportes

Copa América: Brasil joga contra o Uruguai às 22h

Quem vencer avança para a semifinal da Copa América. Brasil vem de 2 empates e 1 vitória. Já o Uruguai vem de 3 vitórias e é a equipe que mais marcou gols na fase de grupos da competição. 

Baixar arquivo
Cultura

Terminam hoje incrições para Campanha “Julho Cultura Viva pelo Brasil”

A campanha já contabiliza mais de 200 atividades inscritas pelo Brasil e celebra os 20 anos da Rede Cultura Viva, uma das maiores articulações de participação comunitária em políticas públicas no Brasil,

Baixar arquivo
Justiça

Desembargador Luís Cesar de Paula Espíndola será investigado pelo CNJ

A conduta do desembargador do Tribunal de Justiça do Paraná Luís Cesar de Paula Espíndola, que afirmou que as mulheres estão loucas atrás dos homens será investigada pelo Conselho Nacional de Justiça.

Baixar arquivo
Política

Regras para evitar uso da máquina pública nas eleições começam a valer

As principais restrições previstas no calendário eleitoral para impedir o uso da máquina pública a favor de candidatos às eleições municipais de outubro começam a valer a partir deste sábado.

Baixar arquivo
Cultura

Músico e instrumentista, Tiganá Santana, faz da música o seu feitiço

Com mais de duas décadas de carreira, o artista Tiganá Santana faz da música o seu feitiço.

Baixar arquivo