Mercadante alerta alunos sobre fuso horário para Enem

Publicado em 23/10/2015 - 19:18 Por Gilberto Costa - Brasília

Pouco mais de 4.500 estudantes de Rio do Sul e de Taió, no interior de Santa Catarina, não farão provas do Exame Nacional do Ensino Médio neste fim de semana por causa de inundação provocadas pelas fortes chuvas na Região Sul. Nas duas cidades novas provas ocorrerão na primeira semana de dezembro.

 

Outros 3.500 alunos de diferentes estados tiveram os locais de prova alterados e estão sendo informados pelo MEC. Até o meio da tarde desta sexta-feira, cerca de 6 milhões e 700 mil estudantes haviam acessado na internet o cartão de confirmação.

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, espera que o Enem transcorra com tranquilidade e que os estudantes tenham os melhores resultados depois de 18 anos da avaliação.

 

 

Segundo o ministro, além do pessoal do MEC, o Enem mobiliza esquema de segurança com a participação de 60 batalhões do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias locais.

 

 

Todo aparato será acionado para evitar fraude. Mas caso haja tentativa, Mercadante promete rigor na punição dos envolvidos.

 

Com a nota obtida no Enem, o candidato pode entrar no ensino superior em 58 universidades públicas. O resultado também permite a estudantes de baixa renda terem bolsas integrais ou parciais no ensino privado ou obter financiamento para cursar o ensino superior.

 

O Enem também é critério para participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas de cursos técnicos.

 

Na avaliação do ministro da Educação, a cota de 50% para alunos do ensino médio público estimula a participação de estudantes. O ministro da Educação salienta os cuidados que os candidatos tem que tomar para participar da prova.

 

Na próxima semana, o Ministério da Educação deverá anunciar a realização de provas do Enem por meio eletrônico, a partir do próximo ano.

Últimas notícias
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo
Cultura

Dia Nacional do Livro Infantil: páginas de diversidade e liberdade

Os escritores Yaguarê Yamã e Priscila Obací contam como viraram escritores de livros infantis e sobre a responsabilidade de dar visibilidade às culturas indígena e negra na infância. 

Baixar arquivo