logo Radioagência Nacional
Educação

Mercadante alerta alunos sobre fuso horário para Enem

Baixar
Gilberto Costa
23/10/2015 - 19:18
Brasília

Pouco mais de 4.500 estudantes de Rio do Sul e de Taió, no interior de Santa Catarina, não farão provas do Exame Nacional do Ensino Médio neste fim de semana por causa de inundação provocadas pelas fortes chuvas na Região Sul. Nas duas cidades novas provas ocorrerão na primeira semana de dezembro.

 

Outros 3.500 alunos de diferentes estados tiveram os locais de prova alterados e estão sendo informados pelo MEC. Até o meio da tarde desta sexta-feira, cerca de 6 milhões e 700 mil estudantes haviam acessado na internet o cartão de confirmação.

 

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, espera que o Enem transcorra com tranquilidade e que os estudantes tenham os melhores resultados depois de 18 anos da avaliação.

 

 

Segundo o ministro, além do pessoal do MEC, o Enem mobiliza esquema de segurança com a participação de 60 batalhões do Exército, Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e polícias locais.

 

 

Todo aparato será acionado para evitar fraude. Mas caso haja tentativa, Mercadante promete rigor na punição dos envolvidos.

 

Com a nota obtida no Enem, o candidato pode entrar no ensino superior em 58 universidades públicas. O resultado também permite a estudantes de baixa renda terem bolsas integrais ou parciais no ensino privado ou obter financiamento para cursar o ensino superior.

 

O Enem também é critério para participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas de cursos técnicos.

 

Na avaliação do ministro da Educação, a cota de 50% para alunos do ensino médio público estimula a participação de estudantes. O ministro da Educação salienta os cuidados que os candidatos tem que tomar para participar da prova.

 

Na próxima semana, o Ministério da Educação deverá anunciar a realização de provas do Enem por meio eletrônico, a partir do próximo ano.

x