Quase metade dos inscritos no Bolsa Permanência já garantiram o benefício

Bolsa Permanência

Publicado em 27/07/2018 - 15:21 Por Maísa Penetra - Brasília (DF)

Desde junho, quando tiveram início as inscrições para o programa Bolsa Permanência, 2.302 estudantes se cadastraram no sistema para garantir o benefício. Desse total, 1.063 já foram contemplados. As inscrições seguem até o dia 31 de agosto.

 

A Bolsa Permanência é um auxílio financeiro de R$ 900 pago a estudantes indígenas e quilombolas de instituições federais de educação superior em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

 

Este ano, foram abertas 2.500 vagas, mas para os movimentos indígena e quilombola, a oferta é insuficiente. É o que afirma a estudante da Universidade Federal do Oeste do Pará, Luana Kamaruara.

 

A professora Maria Helena Tavares quando se formou pela Universidade Federal de Mato Grosso foi a única quilombola autodeclarada da turma e passou diversas dificuldades financeiras. No mestrado, a situação não foi diferente. 

 

Hoje ela é professora da Escola Estadual Quilombola José Mariano Bento, em Barra do Bugres, em Mato Grosso. Para ela, a oferta de bolsas ainda não é a ideal, mas as mobilizações para que o programa se adapte às necessidades das comunidades continuam.

 

Para se candidatar a uma vaga, os estudantes devem atender a alguns critérios como renda familiar per capita de até um salário-mínimo e meio, estar matriculado em curso de graduação presencial ofertado por instituição federal de educação superior por até dois semestres após o tempo regular do curso; comprovar a condição de estudante indígena e quilombola por meio da autodeclaração e da declaração de sua respectiva comunidade sobre sua condição de pertencimento étnico; comprovar residência em comunidade indígena ou quilombola, por meio de declaração da Funai ou da Fundação Cultural Palmares.

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo