Alerj quer vacinar profissionais de educação, motoristas e cobradores

Decisão ainda depende do governador em exercício do Rio

Publicado em quinta-feira, 18 Fevereiro, 2021 - 12:48 Por Raquel Junia - Rio de Janeiro

Os profissionais de educação, motoristas e cobradores de ônibus do estado do Rio de Janeiro devem ser vacinados, mesmo se não estiverem contemplados no Plano Nacional de Vacinação contra a covid- 19. É o que estabelece uma lei, aprovada nesta quarta-feira (17), na Assembleia Legislativa, mas que ainda depende de sanção do governador em exercício Claudio Castro.

A lei 3.533/21 complementa uma anterior, de 2020, que já assegurava a prioridade para profissionais de saúde, assistência social, segurança pública e educação, e organiza o escalonamento para aplicação do imunizante.

Os primeiros a receber a vacina devem ser aqueles que desempenham atividades presenciais nas escolas; seguidos pelos profissionais de educação em grupo de risco; e, depois, o pessoal que segue em trabalho remoto.

Ainda de acordo com a nova lei, quem não receber as doses contra a covid-19 poderá optar por desempenhar suas atividades on-line. A deputada Martha Rocha, do PDT, autora do Projeto aprovado, destaca que a lei tem o objetivo de garantir o retorno seguro às salas de aula.

A medida contempla todos os profissionais da Educação das redes públicas e privada. Os deputados incluíram neste grupo motoristas e cobradores de ônibus, que também passam a ter direito a receber antecipadamente a vacina.

Martha Rocha explica porque a imunização também deve ser assegurada a esses trabalhadores. O governador em exercício, Claudio Castro tem 15 dias para sancionar ou vetar a lei.

A aprovação da proposta acontece no momento em que as unidades de ensino municipais e estadual do Rio se organizam para o retomar as aulas presenciais.

Na rede estadual, os alunos devem retornar em 1º de março e, na capital, as primeiras turmas já voltam na próxima segunda-feira (22).

Edição: Joana Lima

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Economia

Prazo para prestar conta com o Leão começa nesta segunda-feira

Começa a correr nesta segunda-feira (01) o prazo para a apresentação das contas ao Leão. O contribuinte pode entregar a Declaração do Imposto de Renda até o dia 30 de abril e precisa ficar atento a algumas mudanças.

Baixar arquivo
Saúde

Dia Mundial da Doença Raras marca importância do diagnóstico

No dia em que se celebra o Dia Mundial da Doença Rara nós temos uma missão, identificar a complexidade dessa luta junto à entidades, órgãos governamentais e pacientes.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas fortes causaram estragos em várias regiões do país em fevereiro

Fevereiro se despede com chuvas fortes que causaram estragos em várias regiões do Brasil. O mapa meteorológico do país durante o mês ficou todo marcado com as cores amarela, laranja e vermelha, em alerta de perigo por causa da quantidade de chuvas.

Baixar arquivo
Saúde

Novo decreto do governador do DF visa para diminuir aglomerações

O Distrito Federal entrou em lockdown neste domingo (28), valendo até o dia 15 de março. O novo decreto do governador Ibaneis Rocha, publicado nesse sábado, é para diminuir as aglomerações, já que faltam leitos hospitalares para covid-19.

Baixar arquivo
Economia

Postos de combustíveis vão receber dispositivo de certificação digital

Quem tem carro, moto ou caminhão sabe que as despesas com o combustível estão pesando cada vez mais no bolso.

Baixar arquivo
Geral

Pará entra no período de alta safra da pupunha e produção do palmito

Em época de alta safra da pupunha no Pará, especialista chama a atenção para mais investimentos neste mercado. 

Os detalhes com João Paulo Seabra Rádio Cultura FM de Belém. 

Baixar arquivo