Inep alerta para golpe alegando atualizar o censo escolar

Golpistas pedem confirmação de dados alegando atualizar informações

Publicado em 23/04/2021 - 14:30 Por Nelson Lim - Agência Brasil - São Paulo

Nesta quarta-feira, o Sistema Educacenso foi aberto para retificações e inclusões de dados; e os gestores poderão realizar modificações e inclusões até o dia 07 de Maio. Com isso, golpistas estariam entrando em contato com pessoas da comunidade escolar pedindo confirmação de dados sob alegação de atualizar informações referentes a censo escolar. O alerta foi feito Inep - o Instituto Nacional de estudos e pesquisas educacionais.

O diretor de Estatísticas Educacionais do Inep, Carlos Eduardo Moreno Sampaio, reforçou o alerta e explicou que a única forma de comunicação da instituição com as escolas é por meio do sistema Educacenso.

O Censo Escolar é realizado todo ano do Inep com o objetivo de fornecer dados a respeito da situação educacional do ensino básico e médio em todo o país para dar subsídios à formulação de políticas públicas da educação.

Caso a escola receba uma ligação ou comunicação suspeita, a orientação do Inep é denunciar no número 0800 61 61 61 ou enviando um e-mail para censo.escolar@inep.gov.br

 

*Com produção de Wesley Cerqueira

Edição: Sâmia Mendes / Patrícia Serrão

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Saúde

Para conter a covid, Batatais, em São Paulo, começa semana em lockdown

A cidade de Batatais, no interior de São Paulo, começou a semana em lockdown. O bloqueio total é uma forma de tentar conter o aumento de mortes no município em função do coronavírus.

Baixar arquivo
Saúde

Inpi prioriza tecnologias e fármacos destinados ao combate da covid-19

O Inpi, órgão responsável pelas patentes no Brasil, está priorizando o trâmite de processos que sejam voltados para tecnologias e fármacos destinados ao combate ao novo coronavírus. O objetivo é acelerar o exame de pedido de patentes de produtos relacionados à covid-19.

Baixar arquivo
Saúde

Butantan anuncia que IFA da Coronavac chega na próxima semana

  1. O Instituto Butantan anunciou que deve receber dia 26 de maio, um novo lote do IFA, o insumo farmacêutico ativo, usado para a produção da Coronavac. A previsão é de que a China envie quatro mil litros do insumo, o que daria para produzir cerca de 6,7 milhões de doses da vacina.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Covid: pandemia agrava situação de vulnerabilidade da população LGBTI

A pandemia da covid-19 fez com que a situação de vulnerabilidade social de lésbicas, gays, bissexuais, transexuais e travestis se agravasse. O alerta, feito nesta segunda-feira, Dia Internacional de Luta contra a LGBTfobia, é do coordenador do grupo Arco Íris e diretor da aliança nacional LGBTI, Claudio Nascimento.

Baixar arquivo
Economia

Lei para afastamento de grávidas das funções presenciais gera duvidas

A lei que determina o afastamento de mulheres grávidas de atividades presenciais durante a pandemia tem gerado dúvidas entre as trabalhadoras que exercem funções que não podem ser feitas à distância, como é o caso das empregadas domésticas.

Baixar arquivo