História Hoje: Universidade de Brasília era inaugurada há 60 anos

Inauguração oficial foi no dia do aniversário da capital federal

Publicado em 21/04/2022 - 13:57 Por Pedro Pontes - Locutor da Rede Nacional de Rádio - Brasília

"Só uma universidade nova, inteiramente planificada, estruturada em bases mais flexíveis, poderá abrir perspectivas de pronta renovação do nosso ensino superior". O trecho é do Plano Orientador da Universidade Brasília, inaugurada em 21 de abril de 1962. Um presente para a nova capital que na ocasião celebrava dois anos.

Durante o desenvolvimento do projeto de Brasília, Lúcio Costa já previa o espaço para uma “Cidade Universitária”. Até que em dezembro de 1961, uma lei autorizou a criação da Fundação Universidade de Brasília. As diretrizes pedagógicas ficaram a cago dos educadores Darcy Ribeiro e Anísio Teixeira. E, antes mesmo de ter uma sede, a instituição começou a funcionar em um edifício na Esplanada os Ministérios.

Para que o projeto arquitetônico fosse realizado dentro das normas urbanísticas de Lúcio Costa, foi instalado um Centro de Planejamento da UnB que deveria elaborar um padrão para a construção dos prédios. Entre os profissionais que faziam parte do conselho, estavam Oscar Niemeyer, João da Gama Filgueiras, o Lelé, e o artista plástico Athos Bulcão.

Na inauguração oficial, no aniversário de Brasília, poucos prédios estavam prontos no campus da Asa Norte. A cerimônia foi realizada no Auditório Dois Candangos, na Faculdade de Educação.

O Instituto Central de Ciências, mais conhecido como “Minhocão”, leva a assinatura de Oscar Niemeyer e só foi construído em 1963. As obras duraram cerca de oito anos. O local tem quase 700 metros de comprimento, dividido nas alas sul, central e norte, e abriga salas de aula, laboratórios e anfiteatros.

Em 60 anos, a universidade ganhou novos edifícios e mais três campi em Planaltina, Ceilândia e no Gama.

Além disso, a instituição tem uma área de mais de quatro mil hectares para preservação ambiental e estudos acadêmicos, a Fazenda Água Limpa.

História Hoje

Redação: Beatriz Evaristo

Edição: Sheily Noleto/ Renata Batista

Últimas notícias
Geral

RS: decreto de calamidade pública valerá até 31 de dezembro de 2024

Senado e Câmara aprovaram o decreto legislativo que reconhece o estado de calamidade pública no Rio Grande do Sul em razão das fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

RS: agricultores, assentados e quilombolas contabilizam prejuízos

Gaúchos do campo perderam casas, galpões, currais, plantações e colheitas. A força das águas também levou animais e maquinário. 

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS afetam 1,5 milhão de pessoas; 95 morreram

Até o momento, 131 pessoas estão desaparecidas, 159 mil desalojadas; 49 mil em abrigos e 372 feridas devido às enchentes no Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Saúde

Casos de dengue no Brasil já superam a projeção para o ano inteiro

O país já registrou mais de 4,5 milhões de casos prováveis de dengue; 2.336 pessoas morreram por causa da doença.

Baixar arquivo
Economia

Aumenta o endividamento das famílias brasileiras em abril

O número de consumidores que afirmaram não ter condições de pagar dívidas vencidas foi o maior no ano, chegando a 12% dos entrevistados.

Baixar arquivo
Geral

No Brasil, 26 milhões de residências têm inadequações

Inadequações são a carência de infraestrutura urbana, como energia elétrica, abastecimento de água, esgotamento sanitário e coleta de lixo. 

Baixar arquivo