Inscrições para o Enem 2023 já estão abertas

Processo é feito pela internet

Publicado em 05/06/2023 - 06:50 Por Gabriel Brum - repórter da Rádio Nacional - Brasília

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 estão abertas e seguem até o dia 16 de junho. As provas estão marcadas para 5 e 12 de novembro.

As inscrições devem ser feitas pela Página do Participante, no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O valor da taxa de inscrição é de R$ 85, e deve ser pago até o dia 21 de junho.

O Enem é usado por instituições de ensino públicas e privadas na seleção de estudantes para preencher vagas em cursos superiores. Os resultados também servem de parâmetro para acesso a programas como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

As notas do Enem também podem ser aproveitadas nos processos seletivos de instituições portuguesas que possuem convênio com o Inep.

Edição: Jacson Segundo/ Sumaia Villela

Últimas notícias
Geral

Apoiadores de Bolsonaro fazem ato público no Rio de Janeiro

Os discursos de aliados do ex-presidente misturaram política e religião, em favor de Bolsonaro, do dono da rede social X, Elon Musk, e da liberdade de expressão.

Baixar arquivo
Saúde

Brasil registra paciente com cólera em Salvador

O caso autóctone da doença – que teve origem no local onde ocorreu o diagnóstico - foi confirmado pelo Ministério da Saúde.

Baixar arquivo
Política

PEC do Quinquênio deve ser analisada no plenário do Senado nesta terça

A proposta de Emenda à Constituição estabelece um adicional por tempo de serviço para magistrados, integrantes do Ministério Público, advogados públicos, delegados da Polícia Federal e outras carreiras.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Mulheres vão às ruas, pelo direito ao parto humanizado

Na marcha, mulheres reivindicam pelo direito de escolha na hora do parto e pelo direito ao atendimento por enfermeiras obstétricas.

Baixar arquivo
Segurança

Perfis bloqueados no X por ordem judicial ainda fazem transmissões

Isso é o que diz um relatório parcial da Polícia Federal (PF) aberto para investigar o empresário norte-americano e dono do antigo Twitter, Elon Musk. Foi constatado ainda que os perfis interagem com usuários brasileiros.

Baixar arquivo
Justiça

E-mail indica que Samarco conhecia risco de colapso em Mariana

Um e-mail enviado por um ex-executivo da mineradora inglesa BHP ao conselho de administração da Samarco está sendo utilizado pela defesa dos atingidos pela tragédia de Mariana (MG) como prova de que a empresa sabia dos riscos de rompimento da barragem.

Baixar arquivo