logo Radioagência Nacional
Educação

Sem acordo, continua a greve nas universidades federais

Grevistas falam em sucateamento e pedem recomposição do orçamento
Baixar
Carolina Pessoa
03/06/2024 - 18:17
Rio de Janeiro
São Paulo (SP), 16/04/2024 - Fachada do Hospital Universitário da Universidade Federal de São Paulo - Unifesp, em Vila Clementino, durante greve nacional por reajuste salarial. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil
© Rovena Rosa/Agência Brasil

A greve dos servidores da educação está mantida. Terminou sem acordo a reunião realizada nesta segunda-feira (3) entre representantes do movimento grevista e o Ministério da Gestão.

A greve já dura 49 dias e envolve mais de 500 campi, somando também institutos e escolas federais.

De acordo com os responsáveis pelo movimento, a proposta dos trabalhadores não foi aceita e o governo federal disse que só voltará a realizar nova reunião quando tiver uma nova proposta a apresentar. 

A posição do governo deve ser discutida em assembleias. Entre as reivindicações estão recomposição salarial, reestruturação das carreiras e reajuste dos auxílios e bolsas dos estudantes.

Outra afirmação dos grevistas é que as instituições passaram por sucateamento em governos anteriores e por isso eles pedem recomposição do orçamento.

Nesta segunda-feira, mais universidades federais aderiram à greve: a da Paraíba, Piauí e de Rondonópolis, no Mato Grosso.

x