Eleições 2020: observadores vão acompanhar 1º turno em 5 capitais
Pela primeira vez na história das eleições brasileiras, 47 observadores voluntários do país vão acompanhar o primeiro turno das eleições neste domingo (15), em cinco capitais: Curitiba, Belo Horizonte, João Pessoa, Fortaleza e Belém.
Essas pessoas vão percorrer as seções eleitorais para verificar o dia de votação, os procedimentos adotados para a emissão do voto e a atuação da Justiça Eleitoral nas diferentes regiões do país. Também vão acompanhar a apuração de votos em cada um das cinco capitais e ainda no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), aqui em Brasília.
Essa iniciativa é da Organização Transparência Eleitoral Brasil. A coordenadora geral da entidade, Ana Claudia Santano, detalha como o grupo vai atuar.
Ana acrescenta que o papel dos observadores é fazer sugestões para melhoria do processo eleitoral.
Os observadores não possuem nenhum vínculo com partidos políticos, a Justiça Eleitoral ou a administração pública. Inclusive os 47 voluntários foram selecionados por edital e passaram por uma capacitação para as tarefas que vão desempenhar no próximo domingo.
Lembrando que nas eleições de 2018, a OEA - Organização dos Estados Americanos - fez a primeira observação internacional de um processo eleitoral no Brasil.
Países vizinhos como Colômbia, México e Equador são alguns que já possuem observadores eleitorais locais.