MDB é o partido com mais prefeitos; 11 deputados se elegem

Resultado das Eleições 2020 teve ainda Centrão com 2,4 mil municípios

Publicado em 30/11/2020 - 20:18 Por Kariane Costa - Brasília

Oito deputados dos 15 congressistas que foram para o 2° turno foram eleitos. Três deputados já haviam sido eleitos no primeiro turno. No total, 11 de 70 deputados e senadores foram eleitos prefeitos e vice-prefeitos nas eleições municipais de 2020. Dois senadores disputaram o pleito e nenhum foi eleito.

Os deputados eleitos para as prefeituras de quatro capitais neste segundo turno foram João Campos do PSB, no Recife; Edmilson Rodrigues do PSOL, em Belém; Eduardo Braide do Podemos, em São Luís; e JHC do PSB em Maceió.

O MDB foi o partido que mais elegeu prefeitos. Só nas capitais foram cinco.

Se falarmos de uma maneira geral não levando em conta só as capitais, o MDB também é a legenda que mais conquistou votos, conseguiu 784 prefeituras.

O PP aparece em segundo lugar, elegeu 685 prefeitos, e logo em seguida aparece o PSD que conquistou 654 cadeiras para comandar as cidades.

O PSDB assume o quarto lugar, com 520 prefeituras, e o Democratas com 464. O PT aparece na décima primeira posição com 183 prefeitos eleitos e o PSL com 90, assumindo a décima sexta posição.

Partidos do chamado Centrão vão comandar quase metade dos municípios do país, um total de 2 mil e 400.

Entre os partidos que formam o grupo, PP, PSD e PL são as legendas com o maior número de prefeituras. Hoje o centrão é o bloco com maior número de parlamentares no Congresso.

Das 25 capitais, apenas em uma delas, Palmas, uma mulher estará à frente da prefeitura em 2021 - Cinthia Ribeiro, do PSDB, que foi reeleita.

Das 19 cidades em que havia mulheres na disputa, oito venceram neste segundo turno.

Outro dado que chama atenção: das 25 capitais, 8 terão prefeitos autodeclarados negros. O número, apesar de baixo, é o dobro do registrado em 2016.

E uma curiosidade final, com 27 anos, João Campos do PSB, eleito prefeito de Recife, será o mais jovem administrador de uma capital a partir de 2021. No outro extremo, Dr. Pessoa, eleito para governar Teresina, é o mais velho entre os prefeitos das capitais, com 74 anos.

Lembrando que ainda haverá eleição em Macapá, no Amapá, cidade que foi prejudicada pelo apagão elétrico, neste mês, e que teve o pleito adiado.

 

Últimas notícias
Saúde

Secretário de Saúde declara fim da epidemia de dengue no RJ

Após a cidade do Rio de Janeiro ultrapassar a marca de 82 mil casos de dengue nos três primeiros meses do ano, o secretário municipal de Saúde, Daniel Soranz, anunciou nesta sexta-feira o fim da epidemia da doença.

Baixar arquivo
Segurança

Força Nacional prorroga atuação no Rio de Janeiro por mais 30 dias

A Força Nacional de Segurança Pública continuará no Rio de Janeiro por mais 30 dias. O prazo para a atuação dos agentes, em apoio aos órgãos de segurança federal e estaduais, terminaria neste domingo.

Baixar arquivo
Geral

História Hoje: Via Sacra do Coliseu

Sexta-feira Santa é dia de Via Sacra na Igreja Católica. Dividida em 14 estações, as apresentações relembram os momentos vivenciados por Jesus desde a condenação até o sepultamento. Fiéis católicos de todo o mundo revivem de forma simbólica esse caminho.

Baixar arquivo
Educação

MEC notifica seis universidades por cursos de medicina sem autorização

O Ministério da Educação notificou seis instituições de educação superior que anunciaram novos cursos de medicina de forma irregular, já que não têm autorização do MEC. O vestibular para o curso de medicina foi realizado a partir de decisão judicial provisória.

Baixar arquivo
Justiça

STF libera coronéis da PMDF acusados por omissão em atos golpistas

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal, mandou soltar três coronéis da Polícia Militar do Distrito Federal que são réus denunciados por omissão durante os atos golpistas de 8 de janeiro do ano passado. Todos estavam presos em Brasília.

Baixar arquivo
Esportes

Campeonatos estaduais têm partidas decisivas neste final de semana

Fim de semana os campeonatos estaduais voltam a todo vapor e nos momentos decisivos.

Baixar arquivo