Copa do Mundo: seleção brasileira ressurge depois de longa parada

Márcio Guedes comenta sobre o 1º adversário das eliminatórias

Publicado em 06/10/2020 - 11:20 Por Márcio Guedes - Rio de Janeiro

Depois de uma longa parada e de uma fase de indiferença do torcedor, a seleção brasileira ressurge para as eliminatórias. Elas sempre pareceram fáceis pela histórica qualidade do nosso futebol, mas nem sempre é assim. E era pior quando havia grupos no mata-mata. Nos últimos tempos, com pontos corridos e até cinco vagas em dez, só não vai à Copa quem está muito mal mesmo.

A estreia do Brasil na sexta-feira contra a Bolívia, em São Paulo, não poderia ter circunstâncias mais favoráveis, pandemia à parte. O adversário é o mais fraco da América do Sul e poderá dar a Tite chance de testar novos jogadores e observar a fase atual dos veteranos.

Para o torcedor, o interesse se concentra na postura profissional – e até técnica também - de Neymar, o único grande craque de fato, e a possibilidade de um time mais dinâmico e envolvente. O que poderá surgir com a chegada de Everton Ribeiro, a ascensão de Lodi e Bruno Guimarães e as opções de ataque que passam por Richarlyson, Everton e até Rodrygo.

Tite variou bem os nomes, o que lhe dá boas chances de mudanças. Resta saber se conseguirá chegar a um esquema tático equilibrado com espaço para a improvisação e a proposição de um sistema ofensivo. Ou seja, o futebol raiz do Brasil.

Edição: Lana Cristina

Dê sua opinião sobre a qualidade do conteúdo que você acessou.

Para registrar sua opinião, copie o link ou o título do conteúdo e clique na barra de manifestação.

Você será direcionado para o "Fale com a Ouvidoria" da EBC e poderá nos ajudar a melhorar nossos serviços, sugerindo, denunciando, reclamando, solicitando e, também, elogiando.

Denúncia Reclamação Elogio Sugestão Solicitação Simplifique
Últimas notícias
Pesquisa e Inovação

Covid-19: vacina pesquisada em MG tem resposta positiva em camundongos

Pesquisa é desenvolvida por pesquisadores da Fiocruz e da Universidade Federal de Minas Gerais. Fase atual é de testes em macacos.

Baixar arquivo
Cultura

Museu Nacional do RJ inaugura mostra virtual sobre povos indígenas

A diversidade e a cultura dos povos indígenas poderão ser vistas em uma mostra virtual do Museu Nacional no Rio de Janeiro, por meio de painéis históricos, musicas, filmes e fotografias. A exposição Os Primeiros Brasileiros foi inaugurada nesta terça-feira.

Baixar arquivo
Política

Senado cria CPI da covid-19

Comissão investigará ações do governo federal no enfrentamento da pandemia e também denúncias de desvios de recursos da União repassados a estados e municípios.

Baixar arquivo
Cultura

Lançado o "Mapeamento de Projetos Sociais Arte Toda Gente"

Foi lançado nesta terça-feira o Mapeamento de Projetos Sociais Arte de Toda Gente, uma parceria da Funarte-Fundação Nacional de Artes –  e a Universidade Federal do Rio de Janeiro. As iniciativas são relacionadas com música,  artes, patrimônio, inclusão e acessibilidade.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Peixes aparecem em afluente do Rio Pinheiros, em SP, e causam surpresa

O governo do estado diz que a presença dos animais são resultado do programa de saneamento básico da região. Coordenador de ONG afirma, no entanto, que ainda falta muito para o rio ser considerado despoluído.

Baixar arquivo
Segurança

PA, SC, RS e DF registram queda nos índices de criminalidade

Três estados brasileiros e o Distrito Federal apontaram queda na criminalidade no mês passado. Para o membro do Fórum Nacional de Segurança Pública, Rafael Alcadipani, a redução de crimes tem mais relação com a pandemia do que com a atuação da polícia. Mas os secretários de segurança discordam.

Baixar arquivo