Copa do Mundo: seleção brasileira ressurge depois de longa parada

Márcio Guedes comenta sobre o 1º adversário das eliminatórias

Publicado em 06/10/2020 - 11:20 Por Márcio Guedes - Rio de Janeiro

Depois de uma longa parada e de uma fase de indiferença do torcedor, a seleção brasileira ressurge para as eliminatórias. Elas sempre pareceram fáceis pela histórica qualidade do nosso futebol, mas nem sempre é assim. E era pior quando havia grupos no mata-mata. Nos últimos tempos, com pontos corridos e até cinco vagas em dez, só não vai à Copa quem está muito mal mesmo.

A estreia do Brasil na sexta-feira contra a Bolívia, em São Paulo, não poderia ter circunstâncias mais favoráveis, pandemia à parte. O adversário é o mais fraco da América do Sul e poderá dar a Tite chance de testar novos jogadores e observar a fase atual dos veteranos.

Para o torcedor, o interesse se concentra na postura profissional – e até técnica também - de Neymar, o único grande craque de fato, e a possibilidade de um time mais dinâmico e envolvente. O que poderá surgir com a chegada de Everton Ribeiro, a ascensão de Lodi e Bruno Guimarães e as opções de ataque que passam por Richarlyson, Everton e até Rodrygo.

Tite variou bem os nomes, o que lhe dá boas chances de mudanças. Resta saber se conseguirá chegar a um esquema tático equilibrado com espaço para a improvisação e a proposição de um sistema ofensivo. Ou seja, o futebol raiz do Brasil.

Edição: Lana Cristina

Últimas notícias
Saúde

Doses atualizadas da vacina contra covid-19 chegam na próxima semana

O Ministério da Saúde informou que novas doses da vacina contra a covid-19 devem chegar na próxima semana e serão distribuídas aos estados. Os imunizantes que vão chegar estão atualizados contra a variante XBB.

Baixar arquivo
Saúde

Gestores locais vão decidir sobre ampliação da vacina contra a dengue

O esforço é para que não se perca as doses que vencem dia 30 de abril. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, faz apelo para que as famílias levem as crianças e adolescentes aos postos de vacinação. E confirmou que a segunda dose está garantida, para quem tomou a primeira.  

Baixar arquivo
Política

Lula assina demarcação de terras indígenas

Uma das terras indígenas demarcadas é em Aldeia Velha (BA). E a outra é em Cacique Fontoura (MG).

Baixar arquivo
Economia

Haddad antecipa volta ao Brasil e mira pautas econômicas no Congresso

Após participar da 2ª Reunião de Ministros da Fazenda e Presidentes de Bancos Centrais do G20, o ministro brasileiro ainda teria agenda com FMI, Banco Mundial e representantes europeus para assuntos econômicos. 

Baixar arquivo
Geral

Mulher que levou morto a banco permanecerá em prisão preventiva

Juíza considerou a gravidade da conduta, o que justificaria a prisão preventiva. A mulher alega que o tio estava vivo quando chegou ao banco, o que é desmentido pelo SAMU.  

Baixar arquivo
Internacional

G20: Haddad cobra recursos dos países para desenvolvimento sustentável

O ministro da fazenda lembrou que os países assumiram compromissos da Agenda 2030 da ONU. Entre eles, o combate à fome e a limitação do aumento da temperatura do planeta.

Baixar arquivo