Índice Geral de Preços sobe 3,24% em maio, segundo FGV

Resultado é maior que variação registrada em abril, de 1,58%

Publicado em 17/05/2021 - 11:56 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice Geral de Preços – 10 calculado pela Fundação Getúlio Vargas subiu 3,24% em maio, mais que o dobro da variação de 1,58% apurada em abril. Com isso, o índice já acumula alta de 12,70% no ano e de 35,91% em 12 meses. 

Os resultados desse mês também ficaram bastante acima dos registrados no ano passado quando o índice variou 0,07%, acumulando elevação de 6,07% em 12 meses. De acordo com os especialistas da FGV, os principais responsáveis pelo avanço expressivo foram os Aumentos recentes nos preços de commodities importantes, que também são insumos para vários segmentos industriais, causando uma reação em cadeia. O IGP-10 mede a variação nos preços entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês atual e é composto por 3 subíndices.

O que apresentou o maior avanço este mês foi o índice de preços ao produtor amplo, que acompanha os valores no atacado e subiu 4,20% em maio, frente a taxa de 1,79% em abril. O resultado foi justamente graças ao comportamento das Matérias-Primas Brutas, que tinham registrado deflação no mês passado e agora subiram 7,66%. 

Minério de ferro, cana de açúcar e milho, por exemplo, subiram mais de 11%. Já o índice de preços ao consumidor, que mede a inflação no varejo, desacelerou em maio, com variação positiva de 0,35%, abaixo do avanço anterior de 0,87%. Isso se deve aos decréscimos medidos quatro das oito classes de despesa, com destaque para os itens do grupo Transportes, que agora apresentaram deflação de 0,22%, puxada principalmente pela queda na gasolina, que tinha subido 9,02% em abril, e recuou -1,03% em maio.

O último subindicador que compõe o IGP-10 é o índice Nacional de Custo da Construção, que também desacelerou este mês, com avanço de 1,02%, abaixo dos 1,24% medidos em abril.

 

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Geral

Anac permite voos com menos comissários a bordo

Devido o agravamento da pandemia, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) permitiu a redução desses profissionais a bordo, mas os voos também terão número reduzido de passageiros.

Baixar arquivo
Esportes

Murilo chega ao Palmeiras de olho em vaga no time titular

Mesmo com a dupla de defesa mais segura do país, com Gustavo Gómez e Luan, o Palmeiras apresentou, nesta terça-feira (18), o zagueiro Murilo.

Baixar arquivo
Geral

Inca participa de programa de incentivo ao empoderamento feminino

O Instituto Nacional de Câncer (Inca) vai integrar a iniciativa internacional "Mulheres na Ciência".

Baixar arquivo
Saúde

Prefeitura de São Paulo abre fila na xepa para vacina infantil

As crianças de 5 a 11 anos sem comorbidades já podem tentar se vacinar contra a covid-19 colocando seu nome na fila da xepa da vacina na cidade de São Paulo.

Baixar arquivo
Geral

SP: sindicato se reúne com Fenaban sobre volta do home office

Diante do aumento de casos de covid entre os bancários em São Paulo, uma reunião prevista para terça-feira entre o Sindicato da categoria e a Fenaban vai discutir novas medidas protetivas para os funcionários como a retomada e ampliação do regime de trabalho remoto.

Baixar arquivo
Economia

Projeto leva carretas adaptadas para atuar como agências móveis do BB

Ao todo, as carretas adaptadas vão percorrer um total de 60 mil quilômetros, até dezembro deste ano, visitando os principais polos agropecuários do país para fomentar a geração de negócios no setor.

Baixar arquivo