Índice Geral de Preços sobe 3,24% em maio, segundo FGV

Resultado é maior que variação registrada em abril, de 1,58%

Publicado em 17/05/2021 - 11:56 Por Tâmara Freire - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O Índice Geral de Preços – 10 calculado pela Fundação Getúlio Vargas subiu 3,24% em maio, mais que o dobro da variação de 1,58% apurada em abril. Com isso, o índice já acumula alta de 12,70% no ano e de 35,91% em 12 meses. 

Os resultados desse mês também ficaram bastante acima dos registrados no ano passado quando o índice variou 0,07%, acumulando elevação de 6,07% em 12 meses. De acordo com os especialistas da FGV, os principais responsáveis pelo avanço expressivo foram os Aumentos recentes nos preços de commodities importantes, que também são insumos para vários segmentos industriais, causando uma reação em cadeia. O IGP-10 mede a variação nos preços entre o dia 11 do mês anterior e o dia 10 do mês atual e é composto por 3 subíndices.

O que apresentou o maior avanço este mês foi o índice de preços ao produtor amplo, que acompanha os valores no atacado e subiu 4,20% em maio, frente a taxa de 1,79% em abril. O resultado foi justamente graças ao comportamento das Matérias-Primas Brutas, que tinham registrado deflação no mês passado e agora subiram 7,66%. 

Minério de ferro, cana de açúcar e milho, por exemplo, subiram mais de 11%. Já o índice de preços ao consumidor, que mede a inflação no varejo, desacelerou em maio, com variação positiva de 0,35%, abaixo do avanço anterior de 0,87%. Isso se deve aos decréscimos medidos quatro das oito classes de despesa, com destaque para os itens do grupo Transportes, que agora apresentaram deflação de 0,22%, puxada principalmente pela queda na gasolina, que tinha subido 9,02% em abril, e recuou -1,03% em maio.

O último subindicador que compõe o IGP-10 é o índice Nacional de Custo da Construção, que também desacelerou este mês, com avanço de 1,02%, abaixo dos 1,24% medidos em abril.

 

Edição: Ana Lúcia Caldas/ Adrielen Alves

Últimas notícias
Direitos Humanos

Podcast Crianças Sabidas: 60 anos do golpe militar de 1964

A Radioagência Nacional lança o segundo episódio do podcast Crianças Sabidas, com jornalismo voltado para o público infantil. Neste episódio, 60 anos do golpe militar de 1964 , a jornalista Akemi Nitahara, que é autora da série de livros infantis Naomi e Anita, conta sobre o golpe e suas consequencias para o país por meio de músicas compostas na época. 

Baixar arquivo
Saúde

Anvisa decide pela proibição da venda de cigarros eletrônicos

De acordo com a Anvisa, estudos científicos mostram que os cigarros eletrônicos podem conter nicotina e liberam substâncias cancerígenas e tóxicas. Além disso, os dispositivos não são mais seguros que os cigarros convencionais.

Baixar arquivo
Geral

Rio de Janeiro será sede do Museu da Democracia

O Museu vai funcionar no prédio do atual Centro Cultural do Tribunal Superior Eleitoral, no centro da cidade. A concepção será feita pela Fundação Getúlio Vargas.

Baixar arquivo
Internacional

Entenda os riscos no conflito entre Israel e Irã

Ministério das Relações Exteriores do Brasil acompanha, com grave preocupação, episódios da escalada de tensões entre o Irã e Israel. 

Baixar arquivo
Geral

Greve: governo apresenta proposta de aumento salarial

Governo propõe aumento de 9% em janeiro de 2025 e mais 3,5% em maio de 2026. Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica, Profissional e Tecnológica diz que a proposta está aquém do pedido pelos servidores e que a orientação é seguir a greve.

Baixar arquivo
Cultura

Brô Mc's, primeiro grupo de rap indígena, resgata cultura ancestral

O primeiro grupo de rap indígena a criar letras e cantar músicas na pegada do hip hop nasceu há 15 anos, em Dourados, no Mato Grosso do Sul.

Baixar arquivo