Convocação olímpica coroa retorno de craque da seleção de rugby

Publicado em 28/06/2021 - 13:47 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

Há cinco anos, uma canelite tibial adiou a estreia olímpica de Bianca Silva às vésperas dos Jogos do Rio de Janeiro. Reagir àquele baque não foi fácil para a jovem de então 18 anos, já uma promessa da seleção brasileira feminina de rugby.

Aos 23 anos, Bianca é uma das Yaras - como são conhecidas as jogadoras da seleção feminina de rugby - convocadas nesta segunda-feira (28) para a Olimpíada de Tóquio (Japão). Mais que isso, é uma das protagonistas da equipe. Em 2018, disputou a primeira Copa do Mundo da carreira e se tornou a brasileira que mais anotou o chamado try (maior pontuação da modalidade, que é quando o atleta cruza a linha final do campo com a bola e a coloca no chão). No ano seguinte, foi o destaque da conquista do Hong Kong Sevens, torneio que colocou o Brasil na elite do circuito mundial.

Ela se tornou inspiração na comunidade onde cresceu e no projeto onde foi revelada, o Rugby Para Todos, que atende cerca de 200 jovens carentes de 6 a 18 anos em Paraisópolis, zona sul de São Paulo, segunda maior favela da cidade. Também virou referência junto à World Rugby, a confederação internacional da modalidade, escolhida para ilustrar a campanha Unstoppables (ou "imparáveis", em inglês), para impulsionar o esporte feminino. Nome bastante pertinente, considerando a característica mais marcante de Bianca: a velocidade. A paulista já conseguiu alcançar 32 quilômetros por hora, em uma arrancada de jogo.

Em Tóquio, o Brasil foi sorteado no difícil Grupo B, ao lado de Canadá - medalhista de bronze no Rio de Janeiro - França e Fiji. Os jogos do rugby feminino serão disputados entre os dias 29 e 31 de julho.

Edição: Graziele Bezerra/Edgard Matsuki

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo