Brasil estreia nos Jogos de Tóquio com seleção de futebol feminino

Comandadas de Pia Sundhage pegam a China a partir das 5h (de Brasília)

Publicado em 20/07/2021 - 15:09 Por Lincoln Chaves - Repórter da Rádio Nacional - São Paulo

A seleção feminina de futebol abre nesta quarta-feira (21), a partir das 5h (horário de Brasília), a participação do esporte brasileiro na Olimpíada de Tóquio (Japão). A estreia é contra a China no estádio Miyagi, na cidade de Rifu, a cerca de 380 quilômetros da capital japonesa. O Brasil busca a terceira medalha olímpica na história da modalidade, após as pratas de Atenas (Grécia), em 2004, e Pequim (China), quatro anos depois.

Nas duas finais, o algoz foi o mesmo: os Estados Unidos. Na última delas, a seleção rival era comandada por Pia Sundhage, a mesma que, hoje, dirige o escrete canarinho. Pia está a frente da equipe nacional há quase dois anos e tem Debinha como artilheira, com 12 gols. A atacante, que esteve presente nos Jogos do Rio de Janeiro, em 2016, destacou o que mudou desde que a técnica sueca chegou ao país.

Pia não confirmou o time que levará a campo diante da China. A julgar pelos últimos jogos, são duas dúvidas. Apesar de ter no elenco uma jogadora de ofício para a lateral direita, que é Letícia Santos, a treinadora atuou várias vezes com uma zagueira no setor, normalmente Bruna Benites, para dar maior liberdade aos avanços de Tamires na esquerda. Outra opção é Poliana, zagueira no Corinthians, mas lateral por muitos anos no São José e pela própria seleção. No meio, sem poder convocar Luana, contundida, a sueca pode escolher entre Júlia Bianchi e Andressinha para jogar ao lado de Formiga.

A provável escalação terá Bárbara; Bruna Benites (Letícia Santos ou Poliana); Érika, Rafaelle e Tamires; Formiga, Andressinha (Júlia Bianchi) e Marta; Debinha, Bia Zaneratto e Ludmilla.

Edição: Renata Batista

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo