Setor de serviços caiu 0,6% em setembro, segundo IBGE

Publicado em 12/11/2021 - 12:04 Por Lígia Souto - Repórter da Rádio Nacional - Rio de Janeiro

O volume do setor de serviços no Brasil caiu 0,6% em setembro na comparação com agosto, resultado que interrompe uma sequência de cinco meses de crescimento. Já em relação ao mesmo período do ano passado, houve avanço de 11,4%, a sétima taxa positiva consecutiva. Os dados fazem parte da Pesquisa Mensal de Serviços, divulgada nesta sexta-feira pelo IBGE.

O Instituto detalhou que mesmo com a queda registrada em setembro, o setor ainda ficou 3,7% acima do patamar pré-pandemia, observado em fevereiro do ano passado, mas ainda se encontra 8% abaixo do recorde alcançado em novembro de 2014.

Quatro das cinco atividades pesquisadas acompanharam o recuo na passagem de agosto para setembro, com destaque para os transportes, que registraram o resultado negativo mais intenso desde abril de 2020. O principal impacto, segundo o IBGE, foi a alta nos preços das passagens aéreas, nos transportes rodoviário e ferroviário de cargas.

O levantamento revela que a queda do setor de serviços se deu de maneira relativamente disseminada. Além dos transportes, houve recuo também no mês em análise dos segmentos de outros serviços/ informação e comunicação / e serviços profissionais, administrativos e complementares.

Com a sexta taxa positiva consecutiva, o setor de serviços prestados às famílias foi o único que manteve avanço na passagem de agosto para setembro.

Segundo a nova pesquisa, houve queda no volume de serviços em 20 das 27 unidades da federação. O maior impacto negativo veio de São Paulo, seguido por Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Pernambuco e Goiás. Já Rio de Janeiro, Distrito Federal e Mato Grosso do Sul foram destaques entre as principais altas.

Edição: Vitoria Elizabeth / Marizete Cardoso

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo