Cacique denuncia propina em garimpo ilegal de terras indígenas

Publicado em 07/08/2014 - 11:12 Por Graziele Bezerra - Brasília

Em Tucumã, no Pará, município a cerca de 950 quilômetros de Belém, o pagamento de propina a índios, policiais e fazendeiros facilita o garimpo ilegal em terras indígenas, como conta o cacique Niti Kayapó. Ainda de acordo com o cacique, cada grama de ouro é vendido por cerca de 75 reais, em Tucumã. Niti explica que todo o ouro que recebeu dos garimpeiros até agora foi investido na construção de estradas. Por meio de nota, a Funai confirma a conivência de alguns indígenas com a prática do garimpo no interior da Terra Indígena Kayapó, mas afirma que isso não representa a vontade de toda a comunidade.

 

A nota diz ainda que as informações sobre envolvimento de indígenas em atividades ilícitas e criminais têm sido encaminhadas, periodicamente, à polícia judiciária da União a quem compete investigar crimes em terras da União e contra a coletividade indígena. Além disso, a Fundação afirma que está articulando atividades de fiscalização em conjunto com o Ibama, para coibir a prática do garimpo no interior da terra indígena Kayapó. A corregedora-geral da Polícia Civil do Pará, delegada Nilma Maria Nascimento Lima informou que a corregedoria já abriu procedimento administrativo para apurar as denúncias.

 

Ainda de acordo com a delegada, a corregedoria também investiga outra denúncia envolvendo policiais e pedidos de propina em Ourilândia do Norte, município a sete quilômetros de Tucumã. A acusação é contra o delegado Clóvis César Reis Bueno que teria exigido ouro e dinheiro em troca da liberdade de quatro  garimpeiros detidos na delegacia da cidade em março deste ano. O resultado das investigações deve sair em 60 dias.

Últimas notícias
Economia

Produção industrial brasileira recua 1,4% em julho, mostra IBGE

A principal influência negativa foi registrada em São Paulo, maior parque industrial do País e que responde por cerca de 33% do cálculo do setor.

Baixar arquivo
Geral

Caso Marielle: julgamento de Ronnie e Élcio é marcado para outubro

Marcado para o dia 30 de outubro o julgamentos dos ex-policiais Ronnie Lessa e Élcio Queiroz, réus pelos assassinatos da vereadora Marielle Franco e do motorista Anderson Gomes.

Baixar arquivo
Segurança

Efetivo da Força Nacional reforçará segurança pública no RJ

A Força Nacional vai ajudar no combate à violência pública no estado do Rio de Janeiro. A medida, assinada pelo Ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, está no Diário Oficial da União de hoje. A validade é de 90 dias.

Baixar arquivo
Saúde

Casos de síndrome respiratória por covid-19 aumentam em cinco estados

Recomendação é que idosos, crianças e pessoas com comorbidades estejam em dia com a vacinação contra a covid-19.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Governo recebe sugestões para Política Nacional sobre Mudança do Clima

A plataforma digital do Brasil Participativo está recebendo propostas de como o Brasil pode enfrentar as mudanças climáticas e reduzir seus impactos.

Baixar arquivo
Geral

Pardal recebe mais de 1,2 mil denúncias de campanha irregular por dia

Faltam pouco mais de 20 dias para as eleições municipais e o aplicativo Pardal, que recebe denúncias de campanha irregular, já recebeu, desde que começou a funcionar, em meados de agosto, cerca de 34 mil queixas.

Baixar arquivo