Polícia Federal desarticula esquema bilionário de concessão de terras da União

Publicado em 27/11/2014 - 19:52 Por Ariane Póvoa - Brasília

O esquema para fraudar terras da reforma agrária envolvia um grupo criminoso formado por cerca de 80 fazendeiros, empresários, representantes de entidades de classe e, pelo menos, 8 servidores públicos.

 


De acordo com a Polícia Federal, a Operação Terra Prometida, deflagrada nesta quinta-feira para desarticular o esquema, cumpre 52 mandados judiciais de prisão preventiva, 146 de busca e apreensão e 29 medidas proibitivas nos estados do Mato Grosso, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul. Até a última atualização, 20 mandados de prisão preventiva já haviam sido cumpridos.

 


Cerca de mil lotes da União estão em situação ilegal. O prejuízo aos cofres públicos pode alcançar 1 bilhão de reais.

 


Segundo informações da Agência Brasil, entre os investigados estão Odair e Milton Geller, irmãos do ministro da Agricultura, Neri Geller. A assessoria do ministro informou que ele não foi citado no inquérito policial e que não mantém qualquer sociedade empresarial ou negócio com os irmãos.

 


Com apoio de servidores do INCRA, o esquema era mantido há 10 anos, com uso de documentos falsos, ações de vistoria simuladas e alteração de dados no Sistema de Informações de Projetos de Reforma Agrária.

 


Em nota, o INCRA informou que adota medidas administrativas para que as áreas da reforma agrária sejam ocupadas exclusivamente por assentados ou agricultores familiares.

 

 

O Incra afirmou ainda que vai designar equipe para acompanhar os trabalhos na Superintendência Regional de Mato Grosso, para garantir o trabalho policial e a punição dos agentes envolvidos.

 


Os investigados vão responder por crimes de invasão de terras da União, contra o meio ambiente, falsidade documental, estelionato e corrupção ativa e passiva. As penas podem chegar a até 12 anos de reclusão.

Últimas notícias
Geral

PGR pede ao STF para manter condenações do caso Boate Kiss

A Procuradoria-Geral da República defendeu, nessa quinta-feira (2), no Supremo Tribunal Federal que sejam restabelecidas as condenações de quatro acusados pelo incêndio na boate.

Baixar arquivo
Esportes

Confira resultados dos jogos de quinta e próximas partidas de futebol

Pelo Copa do Brasil, o Botafogo venceu o Vitória por 1 a 0, o São Paulo venceu Águia de Marabá por 3 a 1, o CRB bateu o Ceará por 1 a 0, o Goiás venceu o Cuiabá também por 1 a 0 e o Palmeiras venceu o Botafogo de Ribeirão Preto por 2 a 1.

Baixar arquivo
Economia

É preciso declarar ganhos como MEI no Imposto de Renda?

Saiba em que situações uma pessoa dona de um MEI deve fazer a declaração do Imposto de Renda. Material faz parte da série Tira-Dúvidas do IR 2024. 

Baixar arquivo
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo