Sistema vai monitorar cumprimento de itinerários dos ônibus no Rio

Publicado em 29/04/2015 - 17:24 Por Dylan Araújo - Rio de Janeiro

Os ônibus intermunicipais que circulam em todo o estado vão ser monitorados, em tempo real, a partir de julho, pelo DETRO-RJ, Departamento de Transportes Rodoviários.

 

O principal objetivo é verificar se os itinerários e as grades de viagens de veículos estão sendo cumpridos. Além disso, o sistema vai permitir uma repressão maior aos casos de excesso de velocidade cometidos pelos motoristas.

 

O DETRO ainda vai disponibilizar um aplicativo para que os passageiros possam registrar elogios, sugestões e reclamações. Uma das vantagens do sistema é o registro do tempo em que os ônibus ficam parados em cada local. Com essa informação, fica mais fácil apurar os casos em que os motoristas não param nos pontos.

 

O secretário estadual de transportes, Carlos Roberto Osório, afirmou que os passageiros devem perceber ao longo do tempo o benefício do novo monitoramento e que o cidadão pode baixar o aplicativo no celular para ajudar na fiscalização.

 


O sistema vai ser implantado de forma gradativa. Na próxima fase, a partir de julho, 2.300 ônibus passam ser monitorados. A expectativa é de que até o fim do ano todos os 13 mil ônibus da frota intermunicipal passem a ser monitorados.

 

O presidente do Detro, Carlos Luiz Martins, afirmou que o monitoramento pode desencadear fiscalizações ou outras ações imediatas nos casos em que as empresas não respeitem as regras de transportes de passageiros.

 


De acordo com a Secretaria de Transportes, a implantação do sistema teve um custo de três milhões de reais para os cofres do governo do estado.

 

 

 

 

Últimas notícias
Política

"Que bom que vocês podem reivindicar", diz Lula a servidores grevistas

Presidente reagiu a protesto feito durante inauguração de obra em SP. Servidores de instituições de ensino federais, parados há pelo menos 75 dias, levaram cartazes ao evento oficial.

Baixar arquivo
Geral

Museu no RS envia mais de 200 toneladas de ajuda às vítimas das chuvas

O Museu do Hip Hop do Rio Grande do Sul já encaminhou as doações para comunidades periféricas atingidas pelas enchentes na região metropolitana de Porto Alegre.

Baixar arquivo
Geral

Rompimento de adutora deixa 14 bairros sem água em Porto Alegre

Entre os bairros afetados estão Cristo Redentor, Passo D'Areia, Boa Vista e Vila Ipiranga.

Baixar arquivo
Geral

Governo autoriza a compra de 1 milhão de toneladas de arroz

Ao todo, R$ 7,2 bilhões foram liberados para a compra que será feita pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar através da Companhia Nacional de Abastecimento.

Baixar arquivo
Saúde

Rescisão unilateral: Senacon notifica 20 operadores de planos de saúde

O órgão pediu explicações depois de receber mais de 2 mil reclamações de clientes, que foram comunicados sobre o cancelamento repentino dos seus planos de saúde.

Baixar arquivo
Saúde

RS investiga mais de 800 casos suspeitos de leptospirose

Quatro mortes pela doença já foram confirmadas e outras quatro estão em análise.

Baixar arquivo