Conferência de saúde no Rio faz recomendações para governos

Publicado em 19/07/2015 - 18:18 Por Tâmara Freire - Rio de Janeiro

Mais de seiscentos delegados participaram da Conferência Municipal de Saúde do Rio de Janeiro e ajudaram a redigir um documento com recomendações de ações para serem executadas em nível federal, estadual e municipal.

 

Parte das propostas agora segue para votação na conferência estadual que por sua vez vai encaminhar sugestões para a conferência nacional programada para dezembro, em Brasília.

 


Realizadas a cada quatro anos, as conferências de saúde são uma das principais formas de participação da sociedade na construção de políticas públicas e este ano 50% dos delegados representam usuários do sistema único de saúde.

 

A lider comunitária da Rocinha, Vera Lucia da Conceição Caldeira, acredita que a participação da sociedade civil organizada é essencial para que os gestores entendam as necessidades de cada lugar.

 

Vinte e cinco por cento deles são gestores e os outros vinte e cinco por cento são funcionários, as propostas foram elaboradas pelos participantes divididos em oito eixos temáticos, com a presença de delegados dos três setores  e aquelas descartadas como deliberação para a conferência estadual foram mantidas no relatório como recomendações para política municipal de saúde.

 

De acordo com o secretário municipal, Daniel Soranz, parte das sugestões deve ser incluída no novo plano quadrienal que vai ser elaborado em 2017, mas a prefeitura já vai tentar responder à principal deliberação do evento.

 

Entre as propostas aprovadas pela plenária de delegados está também a criação de uma faculdade pública de medicina na zona oeste da cidade,  a formalização do controle social dos gastos na área de saúde e ainda a a inclusão de profissionais de saúde mental e outros como sanitaristas nas equipes de saúde da família. Os delegados também reivindicaram a construção de novas unidades de saúde e centros de referência.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo