Eduardo Cunha cria quatro novas CPIs após romper com governo

Publicado em 17/07/2015 - 20:35 Por Gilberto Costa - Brasília (DF)

No último dia de funcionamento da Câmara dos Deputados, antes do recesso parlamentar, o presidente da Casa, Eduardo Cunha, decidiu criar quatro Comissões Parlamentares de Inquérito.

 

Foram criadas CPIs para investigar empréstimos do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES); crimes cibernéticos; e também maus-tratos contra animais.

 

A quarta CPI será para apurar supostas irregularidades nos fundos de pensão de empresas estatais e de economia mista.

 

Três das comissões de investigação poderão ser instaladas logo após a indicação dos integrantes pelos líderes partidários na volta dos trabalhos do Congresso, em 3 de agosto. Os líderes terão 48 horas para indicar os integrantes. Passado esse prazo, o próprio presidente da Câmara poderá apontar os nomes.

 

A CPI dos fundos de pensão somente poderá ser formalizada em 7 de agosto, após o encerramento da CPI do Sistema Carcerário. Eduardo Cunha disse que já estavam previstas as criações das CPIs.

 

Segundo o regimento da Câmara, apenas cinco CPIs podem funcionar simultaneamente. Além das novas comissões, estará em funcionamento a CPI da Petrobras.

 

Duas das CPIs anunciadas nesta sexta-feira (17) coincidem com a promessa de criação de novas Comissões de Investigação no Senado.

 

Na última sessão legislativa, antes de sair para o recesso parlamentar, o presidente do Senado, Renan Calheiros, anunciou a criação das comissões na Casa revisora para também investigar os fundos de pensão e o Bndes.

 

A criação das CPIs na Câmara ocorre após Eduardo Cunha ter anunciado rompimento pessoal com o Palácio do Planalto.

Últimas notícias
Economia

Entenda o que é desoneração da folha e para quê serve

A desoneração substitui a contribuição previdenciária sobre a folha de pagamento de 17 setores por um percentual do faturamento.

Baixar arquivo
Política

UNICEF alerta para importância do voto de adolescentes de 16 e 17 anos

O prazo para tirar o título de eleitor termina na próxima quarta-feira (8). Segundo dados preliminares do Tribunal Superior Eleitoral, o Brasil reverteu a tendência de queda no cadastro eleitoral de adolescentes. 

Baixar arquivo
Geral

Ministros instalam escritório pra coordenar ações federais no RS

No local, serão concentradas as informações sobre o apoio da União ao estado após dos danos causados pelas fortes chuvas.

Baixar arquivo
Geral

Drones particulares atrapalham resgate aéreo no Rio Grande do Sul

Segundo a Defesa Civil, as pessoas estão subindo drones para captar imagens, o que coloca em risco a segurança dos voos usados para resgate.

Baixar arquivo
Cultura

É hoje! Relembre esquema para curtir o show da Madonna, em Copacabana

A previsão é que a diva pop suba ao palco às 21h45 e faça uma apresentação de duas horas. O evento, no entanto, deve começar às 19h com a apresentação de DJs, e terminar só na madrugada.

Baixar arquivo
Geral

#FiqueEsperto: Anatel lança campanha contra golpes digitais

A campanha divulga os cuidados que o consumidor deve tomar ao receber ligações com ofertas de produtos, ou mensagens de texto enviadas por números desconhecidos, por exemplo. 

Baixar arquivo