Frigorífico que abater gado de produtores irregulares será multado

Publicado em 27/05/2016 - 20:22 Por Maíra Heinen - Brasília

Termina na quarta-feira (01/06), um dos prazos estipulados pelo Ministério Público Federal do Amazonas para a regularização da cadeia produtiva da agropecuária no estado.


O MPF já enviou ofício para alguns frigoríficos reafirmarem o compromisso em não adquirir, comercializar, abater ou receber gado bovino de fornecedores irregulares junto ao CAR - Cadastro Ambiental Rural. Em caso de descumprimento do termo de ajustamento de conduta, os frigoríficos estão sujeitos a multas pesadas.


Todos os seis estabelecimentos notificados assinaram os termos propostos por meio do programa Carne Legal, do Ministério Público.


Os frigoríficos se comprometeram a comprar carne apenas de produtores que não cometam desmatamento ilegal e que tenham suas propriedades identificadas por meio de inscrição nos cadastros estaduais existentes.

 

As propriedades rurais também devem iniciar o processo de licenciamento ambiental e não apresentar ocorrência de trabalho escravo, invasão de unidades de conservação, de terras indígenas, quilombolas ou comunidades tradicionais.


Para possibilitar a regularização dos produtores em prazo razoável sem a imposição de penalidades, o MPF do Amazonas e os representantes do setor produtivo estabeleceram o dia 1º de junho deste ano como prazo final para a regularização dos fornecedores junto ao CAR.


Os frigoríficos têm até dez dias úteis para responder ao Ministério Público com informações sobre as medidas adotadas para cumprir os itens do acordo.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo