Comissão da Alerj propõe 63 medidas para recuperar a Baía de Guanabara

Publicado em 27/07/2016 - 18:14 Por Joana Moscatelli - Rio de Janeiro

A criação de um fundo específico para a Baía de Guanabara e o tombamento da atual configuração da sua orla são alguns dos projetos de lei propostos pelo relatório final da Comissão Especial da Baía da Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro. Após um ano de reuniões com pesquisadores, pescadores, atletas e órgãos públicos, a comissão aponta 63 medidas para recuperar a Baía e nove projetos de lei para aumentar a fiscalização e os recursos para áreas como saneamento.

 

De acordo com o presidente da Comissão, o deputado estadual Flávio Serafini, apesar de o governo do estado do Rio não ter cumprido a promessa olímpica de tratar 80% do esgoto despejado na Baía, os Jogos deram mais visibilidade ao problema da Baía de Guanabara.

 

Ainda segundo o deputado, o programa de despoluição da Baía de Guanabara, de 1995, e o de saneamento ambiental dos municípios do entorno da Baía, de 2012, foram ineficientes.

 

Para a bióloga e analista ambiental do Instituto Chico Mendes Juliana Cristina Fukoda a população precisa ter mais acesso a informações sobre as ações de despoluição da Baía.

 

O relatório da comissão também apontou para a necessidade de colocar em prática o Observatório da Baía de Guanabara, envolvendo universidades e instituições de pesquisa.

Últimas notícias
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo
Geral

Comunidades quilombolas do Sítio Antas, no Ceará, são reconhecidas

De acordo com a Fundação Palmares, existem cerca de 90 processos já analisados, mas que aguardam a resolução de "pendências". Outros 110 processos estão em análise técnica.

Baixar arquivo