Restrições de voos no espaço aéreo do Rio começam dia 24

Publicado em 14/07/2016 - 15:59 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

As restrições no espaço aéreo do Rio de Janeiro para os Jogos Olímpicos e Paralímpicos começam no dia 24 deste mês. Elas fazem parte do esquema de controle e defesa detalhado pela Força Aérea Brasileira, nesta quinta-feira (14). Mais de 15 mil militares estão envolvidos na operação, que utilizará 80 aeronaves.

 

As restrições são divididas em áreas brancas, amarelas e vermelhas. A área branca, que abrange grande parte do estado, será acionada no período de 24 de julho a 22 de agosto. Nessa área estarão proibidos voos de treinamento, instrução e turísticos, dentre outras restrições.

 

No dia 3 de agosto, quando começam os jogos de futebol, será ativada a área amarela, que inclui os aeroportos. Apenas aeronaves devidamente autorizadas poderão trafegar.

 

A área de maior restrição, a vermelha, entrará em vigor nos momentos de competição sobre os complexos esportivos. Somente aeronaves com autorização expressa do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro poderão sobrevoá-la. Para proteger a Vila dos Atletas, na região da Barra da Tijuca será ativada a área vermelha 24 horas por dia.

 

A FAB poderá interceptar qualquer aeronave que desobedeça as regras, com autorização, inclusive, de tiro contra aviões hostis. O chefe do Comando de Defesa Aeroespacial Brasileiro, major brigadeiro do ar Jordão, afirma, no entanto, que medidas extremas serão utilizadas como último recurso.

 

Segundo o comandante, o conceito e a estrutura adotados para os Jogos já foram utilizados em grandes eventos, como na Copa das Confederações e Jornada Mundial da Juventude, em 2013 e na Copa do Mundo, em 2014.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo