DF corre risco de racionamento de água

Publicado em 23/08/2016 - 14:41 Por Glauco Queiroz - Brasília

A falta de chuvas no Distrito Federal levou o governo da capital federal a decretar estado de atenção em dois reservatórios de água que abastecem a capital.


De acordo com a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento (Adasa), a Barragem do Rio Descoberto está com 54% da capacidade. Já a de Santa Maria opera 56%.


Depois do estágio de atenção vem o de alerta, quando a capacidade está entre 40% e 20%. O diretor presidente da Adasa, Paulo Salles, afirma que existe risco de racionamento caso não chova bastante até novembro.


Para driblar a falta de chuvas, o governo trabalha em projetos para buscar água em outras fontes, como no Ribeirão Bananal, do complexo produtor de água de Corumbá, em Goiás, e até mesmo do Lago Paranoá. A previsão é que tudo isso fique pronto em 2018.


Até lá, é preciso economizar. Para o professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília (UnB), Daniel Sant'ana, a população tem muito a contribuir.


Segundo a Agência Nacional de Águas (ANA), a agricultura é o segmento que mais usa água no Brasil: 70% é retirado dos mananciais. A indústria usa 20% e 7% vai para uso doméstico.

Últimas notícias
Esportes

Saiba os resultados dos principais campeonatos de futebol pelo Brasil

Estão definidos os finalistas para quartas de final da Copa do Nordeste. 

Baixar arquivo
Internacional

Lula e Macron assinam acordos, com destaque para o meio ambiente

Presidentes do Brasil e da França comentaram sobre as eleições venezuelanas. Lula disse ter ficado surpreso com o fato de a candidata da oposição ao presidente Nicolás Maduro, Corina Yoris, não ter conseguido registrar sua chapa.

Baixar arquivo
Geral

Papa Francisco lava pés de 12 detentas em Roma

Na abertura das celebrações da Semana Santa, o Papa Francisco pediu aos integrantes da igreja para evitarem a desonestidade e a hipocrisia.

Baixar arquivo
Geral

Favela Bairro deixou legado na infraestrutura do Rio de Janeiro

O programa foi implementado em 1994 e extinto em 2008. Calcula-se que, no total, mais de 150 comunidades foram contempladas por algum tipo de obra. 

Baixar arquivo
Saúde

Dengue: vacinação pode levar até 8 anos para reduzir transmissão

Diretor-geral da Organização Pan-americana da Saúde destacou que, por se tratar de uma vacina recém-aprovada por agências de vigilância sanitária, é importante que os sistemas de saúde nas Américas monitorem o cenário.

Baixar arquivo
Economia

Banco Central revisa para cima expectativa de aumento do PIB

A economia deve crescer ainda mais neste ano, de acordo com o Banco Central. No Relatório de Inflação, publicado nesta quinta-feira (28), a entidade revisou a expectativa de aumento do PIB de 1,7 para 1,9%.

Baixar arquivo