logo Radioagência Nacional
Geral

Instituto de Traumatologia do Rio cria apartamento funcional para recuperação de pacientes

Baixar
Tatiana Alves
28/09/2016 - 19:48
Rio de Janeiro

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO) criou um apartamento funcional para acelerar a recuperação cirúrgica de seus pacientes, que reaprendem tarefas simples, como arrumar a cama, estender roupas ou cozinhar.

 

A experiência acelera a recuperação desses pacientes e possibilita um retorno gradual às atividades rotineiras de cada um.

 

O apartamento funcional é uma iniciativa inédita na rede pública carioca, que beneficia principalmente pacientes com sequelas físicas, que resultam em dificuldade de locomoção.

 

A coordenadora do Laboratório de Atividades da Vida Diária, Marta Lucas dá mais detalhes do trabalho desenvolvido na unidade.

 

A estrutura recria uma sala, um banheiro, uma cozinha e um quarto. No local, atuam terapeutas ocupacionais, fisioterapeutas e enfermeiros, que simulam as situações rotineiras para impulsionar a recuperação de pacientes recém operados, amputados ou que estão se adaptando a próteses.

 

Douglas Medella sempre foi independente. Após ter a perna amputada e cegueira decorrentes de complicações da diabetes, ele está reaprendendo a fazer coisas simples, mas que fazem grande diferença na sua vida.

 

O INTO é uma unidade de referência nacional do Sistema Único de Saúde nesse tipo de atendimento.O encaminhamento para o instituto é feito por meio dos postos de saúde.

 

Depois de encaminhados, os pacientes se consultam com médicos da unidade que avaliam a necessidade ou não de cirurgia, de acordo com o diagnóstico.Cerca de 10 mil cirurgias de média e alta complexidade são realizadas por ano na unidade.

x