Mais de dois mil municípios registram casos de febre chikungunya

Saúde

Publicado em 13/12/2016 - 18:25 Por Marcia Wonghon - Brasília

A chikungunya, doença transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, será um dos principais desafios de saúde pública a ser enfrentado no próximo verão, no Brasil.

 

Isso porque o número de notificações passou de 38,3 mil, em 2015, para quase 260 mil, em 2016, de acordo com dados do Ministério da Saúde. Nos próximos meses as condições climáticas, a exemplo do calor e da chuva se mostram ideais para a propagação do agente transmissor.

 

A  doença que fez 138 vítimas fatais este ano, foi notificada em dois, de cada cinco municípios brasileiros. Do ponto de vista epidemiológico, o aumento de casos era previsto, uma vez que a chikungunya, identificada pela primeira vez no Brasil em 2014, é uma doença recente.

 


Entre os 11 estados que registraram casos de mortes pela enfermidade estão Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará. Atualmente, 2.281 municípios brasileiros registraram chikungunya. No ano passado, 696 localidades foram atingidas pela epidemia.

 

O número de cidades em situação de  risco de surto da doença, supera 800, incluindo Aracaju, Salvador, Rio Branco, Belém, Boa Vista, Vitória, Goiânia, Recife e Manaus.

 

Os sintomas mais comuns da chikungunya são febre alta, dores intensas nas articulações dos pés e mãos, além de dedos, tornozelos e pulsos.Uma das principais preocupações das autoridades públicas de saúde é  que a doença, provoque artrose crônica e incapacite as vítimas para o trabalho.


Com a intenção de esclarecer a classe médica sobre assistência especializada na fase aguda e crômica da enfermidade, o Ministério da Saúde está elaborando o Protocolo para o Tratamento farmacológico da Dor da Chikungunya.

 

O documento indica os medicamentos disponíveis para recuperação mais rápida e humanizada da saúde, dos acometidos pela doença.

Últimas notícias
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo
Geral

Governo Federal adia aplicação do CNU em todo o país

Governo decidiu adiar a aplicação das provas do Concurso Nacional Unificado, em todo país, por causa das chuvas que afetam o Rio Grande do Sul. 

Baixar arquivo