MPF adverte governo do Pará sobre licenciamento à mineradora no Rio Xingu

Meio Ambiente

Publicado em 03/02/2017 - 10:41 Por Maíra Heinen - Brasília

O Ministério Público Federal (MPF) do Pará enviou, nessa quinta-feira (2), recomendação à Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (Semas) para que o órgão não emita a licença de instalação do projeto Volta Grande de Mineração, da empresa Belo Sun. 


A região onde a mineradora pretende retirar ouro é a mesma onde está sendo finalizada a Usina Hidrelétrica de Belo Monte.


O documento do MPF adverte que a Belo Sun não deve receber a Licença de Instalação sem antes construir um Plano de Vida para os moradores do Trecho de Vazão Reduzida, do Rio Xingu. 


Segundo o MPF, em maio do ano passado, o secretário de Meio Ambiente do Pará, Luiz Fernandes Rocha, assumiu o compromisso de realizar uma avaliação do que pode acontecer quando se somarem os impactos de Belo Monte e de Belo Sun.


Segundo o Ministério Público, até agora os estudos não foram realizados. 


A Defensoria Pública no estado já solicitou, na Justiça, a suspensão do licenciamento ambiental do empreendimento. O órgão alega falta de regularidade fundiária na área de instalação do projeto e impacto socioambiental para a população indígena, garimpeiros e famílias agroextrativistas. 


Por meio de nota, a Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará disse que o documento enviado pelo MPF está em análise pela equipe responsável pelo projeto. 


O Projeto Volta Grande de Mineração será instalado no município Senador José Porfírio (PA), às margens do Rio Xingu e possui Licença Prévia da Semas desde 2014. 


Sobre as ações que correm na justiça, a Belo Sun informou que para a definição da Área Diretamente Afetada nos Estudos de Impactos Ambientais do Projeto, a empresa usou as metodologias técnicas consagradas para projetos de mineração no país.


A empresa disse que atendeu todas as 37 condicionantes constantes na Licença Prévia, que vem conversando com as comunidades desde o levantamento de áreas e o cadastramento de famílias, feito em 2012.

Últimas notícias
Geral

Chuva no Rio Grande do Sul afeta cerca de 400 mil pessoas

De acordo com as informações da Defesa Civil, até o momento, 265 municípios já foram afetados pelos temporais e alagamentos.

Baixar arquivo
Geral

Ministra Esther Dweck explica o adiamento do Concurso Unificado

A nova data das provas ainda não foi definida. O exame seria neste próximo domingo (5). O concurso foi adiado em todo o país por causa do estado de calamidade pública provocado pelas chuvas no Rio Grande do Sul.

Baixar arquivo
Geral

Estudo do Cemaden analisa combate a desastres naturais no Brasil

De acordo com a pesquisa, os municípios brasileiros precisam desenvolver planos de contingência com monitoramento eficiente e resposta rápida. Além da conscientização da população. 

Baixar arquivo
Cultura

Orla de Copacabana terá 18 torres de sonorização para show da Madonna

Palco que a cantora pop se apresentará tem 812 metros quadrados. Além disso, a estrutura conta com três passarelas que serão usadas pela cantora e seus dançarinos.

Baixar arquivo
Economia

Juros do cartão de crédito sobem em março e chegam a 421% ao ano

Março teve um aumento de quase 9,5% em relação ao mês anterior, o primeiro desde dezembro. Mesmo assim, em 12 meses, o juros do rotativo teve queda de 12%.

Baixar arquivo
Política

Lula e primeiro-ministro do Japão discutem agendas bilaterais

Após o encontro, o presidente voltou a prestar solidariedade ao povo gaúcho. Entre os assuntos tratados com o primeiro-ministro japonês, está a exportação de carne bovina, uma reivindicação antiga do Brasil.

Baixar arquivo