MPF quer reverter prisão domiciliar da ex-primeira dama do Rio

Julgamento

Publicado em 25/04/2017 - 20:25 Por Nanna Pôssa - Rio de Janeiro

O Tribunal Regional Federal da Segunda Região vai julgar nesta quarta-feira se Adriana Ancelmo deve continuar em prisão domiciliar.

 

O Ministério Público Federal pede que a mulher do ex-governador do Rio de Janeiro Sérgio Cabral volte a cumprir prisão preventiva no complexo penitenciário em Bangu, na zona oeste do Rio.

 

Ela foi liberada para aguardar o julgamento em casa pela 7ª Vara Federal Criminal, por ter filhos menores de 12 anos de idade. O recurso elaborado pelo Ministério Público afirma que as causas que deram origem à sua prisão permanecem e ainda se tornaram mais robustas.

 

O advogado de defesa de Adriana Ancelmo, Alexandre Lopes no entanto diz que a prisão domiciliar é um direito de sua cliente.

 

Segundo a nota enviada pelo Ministério Público, a prisão preventiva é essencial para encerrar a prática de lavagem de dinheiro, crime usualmente cometido com o uso de telefone e acesso à internet.

 

Apesar de a justiça ter proibido que Adriana Ancelmo tenha acesso a meios eletrônicos, a acusação diz que a difícil fiscalização torna evidente o risco de ela movimentar patrimônio oculto.

 

A ex-primeira dama do estado responde por corrupção e lavagem de dinheiro na organização criminosa supostamente chefiada por Sérgio Cabral. O advogado de defesa, Alexandre Lopes, diz que ela nega as acusações.

 

Presa no início de dezembro do ano passado, Adriana Ancelmo foi levada para o Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, zona oeste da  cidade.

 

No dia 17 de março, a sétima Vara Federal Criminal determinou a prisão domiciliar dela, mas a medida foi suspensa pela segunda instância e a substituição da prisão preventiva somente foi autorizada após decisão do Superior Tribunal de Justiça no dia 24 de março.

Últimas notícias
Saúde

Anvisa avalia proibição de cigarros eletrônicos

A Anvisa decide nesta sexta-feira se mantém a proibição da venda, fabricação, importação e propaganda de cigarros eletrônicos, os vapes.

Baixar arquivo
Esportes

Estreias e clássicos agitam o fim de semana do futebol

E começamos com o resultado desta quinta-feira, na segunda rodada do Campeonato Brasileiro. O Botafogo venceu o Atlético Goianiene no Nilton Santos por 1 a 0.

Baixar arquivo
Saúde

Liminar suspende norma do CFM sobre procedimento pré-aborto

A Justiça Federal no Rio Grande do Sul suspendeu, por meio de uma liminar, a resolução aprovada pelo Conselho Federal de Medicina que proíbe a chamada assistolia fetal para interrupção de gravidez.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

Santuário dos Pajés, em Brasília, resiste a expansão mobiliária

No Distrito Federal, o território indígena tem 32,5 hectares demarcados, mas ainda espera os últimos trâmites burocráticos.

Baixar arquivo
Economia

Quais são os erros mais comuns de quem declara o Imposto de Renda?

Saiba quais são os erros mais comuns na hora de declarar o Imposto de Renda 2024 e como evitá-los. Material faz parte do especial Tira-Dúvidas do IR 2024.

Baixar arquivo
Justiça

MPF e Defensoria cobram indenização por crise de oxigênio no Amazonas

O Ministério Público Federal e a Defensoria Pública do Estado do Amazonas entraram com uma ação civil pública na 1ª Vara Federal da Seção Judiciária do Amazonas contra o Governo Federal, o Estado do Amazonas e o Município de Manaus cobrando uma indenização no valor de 4 bilhõe

Baixar arquivo