Exército intensifica combate a fabricação irregular de explosivos

Dínamo Cinco

Publicado em 20/09/2017 - 09:09 Por Renata Martins - Brasília

O Exército deflagrou nessa terça-feira (19) uma ação para fiscalizar a fabricação, o comércio e o transporte de explosivos.


A ação tenta combater irregularidades na cadeia produtiva do material e o desvio do produto para a prática criminosas. Os artefatos têm sido usados, por exemplo, para facilitar o roubo de caixas eletrônicos, bancos e carros-fortes.


A Operação Dínamo Cinco ocorre até o fim desta semana, em todos os estados, conforme explica o coronel Walter Augusto.


“Nós teremos equipes em várias rodovias Brasil afora. O trabalho será conjunto com a Polícia Rodoviária Federal, Receita Federal, Polícia Federal, onde nós iremos parar vários caminhões e fiscalizar as condições de transporte, se estão de acordo com a legislação em vigor.”


As matérias-primas para a fabricação dos artefatos também estão entre os alvos da fiscalização. Um exemplo é o nitrato de amônia - componente químico para a produção de fertilizantes -, também usado na fabricação de explosivos.


A venda desse material é controlada e precisa de autorização do Exército. Cerca de 750 empresas cadastradas estão entre os alvos da fiscalização.


Na edição anterior, em 2016, a maior apreensão ocorreu no estado do Amazonas: quase 2 toneladas, 76% dos explosivos recolhidos durante a Dínamo Quatro.

Últimas notícias
Geral

Senado cria comissão para acompanhar ações no RS

Segundo o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, a Comissão vai acompanhar as medidas do executivo estadual e federal e centralizar as iniciativas legislativass. Entre elas a viabilização de recursos para ajudar o governo do estado e prefeituras e a análise da suspensão da dívida do Rio Grande do Sul com a União.

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil: chuvas no Rio Grande do Sul já provocaram 85 mortes

Levantamento da Defesa Civil mostra que 1,4 milhão de pessoas foram afetadas ou estão desabrigadas ou desalojadas.

Baixar arquivo
Internacional

Hamas aceita proposta de cessar-fogo; Israel nega ter concordado

Já era início da noite em Gaza quando chegou a notícia de que o Hamas havia concordado com um cessar-fogo. Multidões foram às ruas comemorar em vários pontos, como em Rafah, no sul.

Baixar arquivo
Geral

Governo federal cria escritório de monitoramento no Rio Grande do Sul

O local em Porto Alegre vai centralizar as ações do apoio federal ao estado na recuperação dos danos causados pelas chuvas.

Baixar arquivo
Política

Lula assina projeto para agilizar ações de apoio ao Rio Grande do Sul

O projeto de decreto legislativo foi assinado na sala de situação, no Palácio do Planalto, e passará por aprovação do Congresso Nacional. 

Baixar arquivo
Geral

Inmet divulga alerta de “grande perigo”, com mais uma onda de calor

A onda de calor, que elevará temperaturas em até 5°C, vai afetar, sobretudo, os estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Paraná.

Baixar arquivo