Tropas federais vão ficar no Rio até o fim de 2018

Segurança Pública

Publicado em 29/12/2017 - 08:53 Por Raquel Júnia - Rio de Janeiro

As tropas federais que atuam no Rio de Janeiro devem permanecer no estado até o final de 2018.


O anúncio de extensão da Garantia da Lei e da Ordem, a GLO, instrumento que garante a presença das forças federais no Rio, foi feito nessa quinta-feira (28) pelo Ministro da Defesa, Raul Jungmann, em Brasília, após um pedido do governador Luiz Fernando Pezão.


O ministro afirmou que além da extensão do prazo de atuação vai propor ao governo do estado a elaboração de novos protocolos para deixar claro o papel das tropas no Rio de Janeiro.


Jungmann disse que ainda não tem detalhes de como esses papéis vão ser definidos, mas destacou que essa elaboração deve ficar pronta até o início de 2018 e vai aprimorar a atuação.


A extensão da GLO também deve ser formalizada nos próximos dias. Jungman afirmou que não sabe quanto vai ser gasto com a presença das tropas no Rio no ano que vem e disse que, neste ano, de R$ 47 milhões disponibilizados foram gastos R$ 42 milhões.


As tropas federais começaram a atuar no Rio há aproximadamente seis meses. Cerca de 40 mil militares participaram de operações conjuntas com as forças policiais do estado do Rio, com atuação voltada para o cerco e ocupação de pontos estratégicos.

Últimas notícias
Internacional

Governo português nega ter projeto para reparação de ex-colônias

O governo português negou ter processo ou programa de reparação aos países que foram antigas colônias de Portugal, segundo Comunicado oficial da Presidência do Conselho de Ministros portugueses, divulgado no último sábado (27).

Baixar arquivo
Economia

Entenda a reforma tributária sobre o consumo proposta pelo governo

O governo entregou ao Congresso Nacional nessa semana o projeto de lei complementar para regulamentar a reforma tributária sobre o consumo, aprovada em dezembro por meio de Emenda Constitucional. 

Baixar arquivo
Saúde

Acidentes de trabalho registraram seis milhões de casos de 2012 a 2022

28 de abril é o Dia Nacional em Memória às Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho.

Baixar arquivo
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo