Após polêmica sobre entrega de chaves, Crivela diz que não tem preconceito contra o carnaval

Carnaval carioca

Publicado em 09/02/2018 - 17:20 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

Depois de muita polêmica, o prefeito do Rio, Marcelo Crivella, participou da cerimônia de entrega das chaves da cidade para o Rei Momo nesta sexta-feira. 

 

O ato aconteceu nos jardins do Palácio da Cidade, em botafogo, na zona sul. O evento, que marca oficialmente o início do carnaval no Rio, seguiu um rito diferente este ano. Tradicionalmente, fica a cargo do prefeito a entrega das chaves.

 

Nesta edição, porém, elas foram entregues em mãos por um integrante da família do mestre Candonga,que é guardiã oficial do objeto fora do período de folia. Em seguida, o rei Milton Júnior, declarou aberto oficialmente o carnaval na cidade.

 

Em seu discurso, o prefeito afirmou que o carnaval é um momento que traz otimismo e esperança e negou ter preconceito contra a festa e disse que ele é que foi sofre discriminação desde criança, quando se converteu à Igreja Universal.

 

A entrega das chaves esse ano seria, inicialmente, a portas fechadas, mas Crivella acabou participando e abrindo o evento para a imprensa. Em 2017, o prefeito não compareceu a cerimônia.

 

Antes da solenidade, Crivella disse a jornalistas que a entrega simbólica estava virando um “dogma religioso”. Ele chegou a questionar a relevância do ato e, em seguida, afirmou que o carnaval é importante, mas é apenas uma festa.

 

As afirmações foram feitas após uma vistoria realizada na Marquês de Sapucaí, onde ele checou os camarotes e conheceu as estruturas de som e iluminação do Sambódromo. Na visita, o prefeito afirmou que não viu nada que representasse risco para os foliões.

Últimas notícias
Justiça

Denuncias de assédio eleitoral este ano superam os registros de 2022

O Ministério Público do Trabalho informou que recebeu 332 denúncias de chefes que tentaram influenciar o voto ou o apoio dos funcionários a determinado candidato.

Baixar arquivo
Cultura

Primavera dos Museus: 900 instituições têm programação especial

Evento começa nesta segunda-feira, com mais de 2 mil atividades. A edição deste ano tem foco em acessibilidade e inclusão.

Baixar arquivo
Geral

Lula discursa na abertura da Cúpula do Futuro da ONU

O evento acontece em Nova Iorque e tem como temas o avanço da paz, o desenvolvimento sustentável e a promoção da dignidade humana.

Baixar arquivo
Segurança

Polícia Federal prende 36 candidatos com mandados em aberto

Entre os crimes cometidos estavam tráfico de drogas, corrupção, porte ilegal de arma de fogo, abolição violenta do Estado Democrático de Direito e crimes sexuais.

Baixar arquivo
Justiça

X tem cinco dias para comprovar indicação de representante legal

Prazo foi dado pelo ministro do STF Alexandre de Moraes, que também quer saber quantos dias a rede operou no Brasil por meio de um truque tecnológico que burlava o bloqueio determinado por ele.

 

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Dia da Árvore: MST começa a plantar 2 mil hectares no Vale do Rio Doce

O objetivo é promover a restauração florestal dos assentamentos da região, atingidos pelo rompimento da barragem de Fundão em 2015, considerada uma das principais tragédias ambientais do país.

Baixar arquivo