Bloco Rio Maracatu leva cultura pernambucana à praia de Ipanema

Cortejo

Publicado em 13/02/2018 - 16:59 Por Lígia Souto - Rio de Janeiro

O carnaval pernambucano ganhou um espaço na folia carioca, na manhã desta terça-feira. Os tambores ecoaram na praia de Ipanema durante o desfile do bloco Rio Maracatu, grupo fundado em 1997 a partir da união de músicos pernambucanos e cariocas.

 

Seu surgimento também se deu paralelamente a outros blocos, num contexto de mobilização pela retomada e renovação do carnaval de rua no Rio de Janeiro. O maracatu é uma manifestação folclórica originada em Pernambuco. Vinculado à cultura negra, ele traz em um cortejo real elementos profanos e também ligados a religiões de matriz africana, como o Candomblé.

 

De acordo com Bruno Abreu, um dos fundadores, o bloco busca valorizar e dar visibilidade ao maracatu de baque virado, uma tradição da cidade do Recife.

 

O maracatu do baque virado se desenvolveu com mais força em Recife e Olinda. Já na área rural do estado pernambucano, se destaca o maracatu de baque solto, que incorpora instrumentos de sopro, além da percussão.

 

A cineasta Aline Lourena, que integrou o cortejo, explicou que recebeu o convite para compor a ala das rainhas negras, ressaltando, assim, o papel da mulher negra.

 

As centenas de espectadores viram um cortejo com cerca de 100 pessoas, metade dos quais integrantes da bateria e a outra metade dançarinos.

Últimas notícias
Esportes

Eliminatórias: Rádio Nacional transmite Brasil x Equador

Na disputa das eliminatórias para Copa do Mundo 2026, a seleção brasileira ocupa a sexta colocação no grupo, com sete pontos. 

Baixar arquivo
Cultura

Festival Nordestino de Teatro de Guaramiranga começa neste sábado

O evento acontece na cidade serrana do interior cearense e vai trazer uma programação com 38 espetáculos de companhias teatrais da Região Nordeste.

Baixar arquivo
Geral

7 de Setembro: 30 mil pessoas são esperadas para desfile em Brasília

Na capital da República, o tradicional desfile cívico-militar será na Esplanada dos Ministérios. O lema do desfile deste ano é “Democracia e Independência – É o Brasil no rumo certo”.

Baixar arquivo
Cultura

Morre o músico e compositor Sérgio Mendes aos 83 anos

Um dos pioneiros da bossa-nova, Sérgio Mendes gravou 35 álbuns em seis décadas de carreira. Conquistou três prêmios Grammy e foi indicado uma vez ao Oscar de melhor canção original, em 2012, pelo filme de animação Rio.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Inpe: todos os biomas registram focos de incêndio nas últimas 24 horas

Mais de 7 milhões de hectares da Amazônia já foram consumidos pelo fogo. No Pantanal, os incêndios atingiram 2,6 milhões hectares. O Cerrado teve mais de 142 mil hectares queimados.

Baixar arquivo
Geral

Garimpo ilegal ameaça Unidades de Conservação da Amazônia

Um levantamento inédito da ONG Greenpeace Brasil identificou garimpeiros em pelo menos 15 Unidades de Conservação no Amapá, Amazonas e Pará. Toda área devastada chega a mais de 13 mil hectares.

Baixar arquivo