Brasileiro poderá ter documento de identidade digital único a partir de julho

Identidade Nacional

Publicado em 05/02/2018 - 12:36 Por Danyele Soares - Brasília

Imagina reunir todos os documentos em uma única ferramenta? Essa é a promessa do Documento Nacional de Identidade lançado nesta segunda-feira. A nova identificação dispensa a apresentação de CPF, certidão de nascimento e de casamento e título de eleitor.

 

O documento vai utilizar informações da Receita Federal e do Tribunal Superior Eleitoral, que tem o maior cadastro biométrico do Brasil com mais de 73 milhões de pessoas cadastradas com foto e impressão digital. De acordo com o ministro do Planejamento, Dyogo Oliveira, o documento terá o custo para os cofres públicos de 10 centavos por habitante.

 

Ao lançar a ferramenta, o presidente Michel Temer comemorou os ganhos com o projeto. Destacou que o novo documento é mais seguro, já que oferece informações mais completas e facilita a vida dos brasileiros.

 

De acordo com o governo, o projeto-piloto de implantação será usado inicialmente pelos servidores do TSE e do Ministério do Planejamento, para que possam sugerir eventuais ajustes, caso sejam necessários. E a partir de julho, a expectativa é de que o documento esteja disponível para todos os cidadãos que tenham cadastro biométrico.

 

O Documento Nacional de Identidade poderá ser digitalmente gerado por meio de aplicativo gratuito em smartphones ou tablets nas plataformas Android e iOS. Após a instalação do aplicativo, o usuário deverá comparecer ao Tribunal Regional Eleitoral para concluir o cadastro, que exige registro de identificação biométrica e validação dos dados para dar início à geração do documento.

 

Também foi lançado o Documento Provisório de Registro Nacional Migratório. A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, explicou que a iniciativa é fundamental em um momento em que o país recebe cada vez mais refugiados.

 

No ano passado, 33 mil pessoas entraram no Brasil nessa condição. O número é mais do que o triplo do registrado em 2016.

 

O Documento Provisório de Registro Nacional Migratório será conferido para os solicitantes de refúgio enquanto o pedido é analisado. Com a nova ferramenta, aqueles que aguardam o reconhecimento da situação poderão ter acesso, por exemplo, a carteira de trabalho e conta bancária.

 

* Matéria atualizada às 20h44 pra acréscimo de informações.

Últimas notícias
Direitos Humanos

PF destrói ponte clandestina usada por invasores de terra indígena

A Polícia Federal destruiu uma ponte clandestina que era usada por invasores da Terra Indígena de Apyterewa, no município de São Félix do Xingu, no Pará.

Baixar arquivo
Cultura

Corpo do cantor Anderson Leonardo será velado neste domingo (28)

O vocalista morreu nessa sexta-feira, aos 51 anos, em decorrência de um câncer na região da virilha, diagnosticado em 2022.

Baixar arquivo
Saúde

Fiocruz alerta para aumento de casos de vírus sincicial respiratório

O vírus sincicial respiratório (VSR) teve a circulação aumentada no Brasil nas últimas oito semanas. Com isso, cresceu o número de casos e de mortalidade de crianças de até dois anos de idade por Síndrome Respiratória Aguda Grave, ultrapassando os casos letais provocados pela covid-19 nessa faixa etária.

Baixar arquivo
Internacional

Acidente de ônibus com turistas brasileiros no Chile deixa dois mortos

Duas pessoas morreram e 33 ficaram feridas num acidente com um ônibus de turistas brasileiros no Chile. Segundo o Ministério das Relações Exteriores, o veículo era de Porto Alegre e transportava 42 pessoas.

Baixar arquivo
Meio Ambiente

Justiça inclui municípios do ES entre afetados por tragédia de Mariana

Com a decisão, São Mateus, Linhares, Aracruz, Serra e Fundão foram considerados afetados pelo desastre ambiental.

Baixar arquivo
Geral

Anatel anuncia novas medidas contra chamadas telefônicas abusivas

Para dar um pouco de sossego aos consumidores, a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) anunciou, nessa sexta-feira (26), novas medidas de combate ao disparo massivo de chamadas abusivas.

Baixar arquivo