São Bernardo registra primeiro caso de febre amarela contraída no município

Febre amarela

Publicado em 06/02/2018 - 13:02 Por Nelson Lin - São Paulo

A cidade de São Bernardo do Campo, na grande São Paulo, confirmou o primeiro caso de febre amarela autóctone, contraída no município. Segundo a Secretaria da Saúde da cidade, a vítima é um homem de 35 anos.

 

Ele foi diagnosticado em uma unidade de pronto-atendimento de São Bernardo e foi transferido logo em seguida a UTI do Hospital das Clínicas de São Paulo, onde permanece até o momento. Mais dois casos suspeitos estão sendo analisados.

 

Segundo o Ministério da Saúde, é precipitado afirmar que o caso de São Bernardo seria de febre amarela urbana e que todos os casos registrados de febre amarela desde 1942 até os dias atuais são silvestres, ou seja, transmitidos pelos mosquitos do gênero hemagogos e sabetes, e que a circulação do vírus passa por um hospedeiro silvestre, como os macacos.

 

Mesmo com o caso de São Bernardo, segundo a secretaria de Saúde municipal a adesão à vacinação contra a febre amarela é baixa até o momento, 160 mil pessoas se vacinaram, 24% da meta. O objetivo é imunizar 90% da população e os  município possui mais de 700 mil doses da vacina.

Últimas notícias
Cultura

Compositora paraibana Cátia de França completa 50 anos de carreira

Autora de sucessos como Coito das Araras e Kukukaya, Cátia de França vive no Rio de Janeiro, onde permanece criando músicas com sensibilidade, sabedoria e irreverência.

Baixar arquivo
Geral

Chuvas no RS provocam 29 mortes; 60 pessoas estão desaparecidas

Por conta dos temporais, as aulas em mais de 2,3 mil escolas estaduais foram suspensas. Mais de 175 mil estudantes foram impactados. 

Baixar arquivo
Geral

Defesa Civil faz alertas e retira pessoas de áreas afetadas pela chuva

Elevação do Rio Caí faz Defesa Civil emitir alertas para os municípios de Porto Alegre, Guaíba, Eldorado do Sul, São Francisco de Paula, Canela, Gramado, Nova Petrópolis, Vale Real.

Baixar arquivo
Geral

ANAC discute novas regras para transporte aéreo de animais

“Não é crível que um ser vivo tenha o mesmo tratamento que uma mala", diz advogada, que participou da audiência pública organizada pela agência, após a morte do cachorro Joca, no último dia 22. Até o dia 14 de maio, é possível enviar contribuições para novas regras de transporte de animais, que serão avaliadas pela equipe técnica.

Baixar arquivo
Economia

Querosene de aviação aumenta 2,8%

O aumento corresponde a R$ 0,11 por litro do combustível.

Baixar arquivo
Esportes

Copa do Brasil: Botafogo joga contra Vitória (BA) nesta quinta, às 19h

Em Belém, o Águia de Marabá recebe o São Paulo no estádio do Mangueirão, a partir das 19h30.

Baixar arquivo