Viva Maria: Chega o mês de carnaval e é sempre tempo de esclarecer a diferença de assédio e paquera

Viva Maria

Publicado em 01/02/2018 - 08:06 Por Apresentação Mara Régia - Brasília

Alegria, alegria! Chegou fevereiro. Tempo de chuva, suor e cerveja, combustíveis que fazem parte da folia e que, quase sempre, dão início a uma paquera.

 

Mas, mesmo sabendo que amor de carnaval desaparece na fumaça, por favor, não atravesse o samba. Não se esqueça que não é não. Esse, por sinal, é o nome de uma organização não governamental que é parceira da campanha #carnavalsemassedio.

 

Pelo terceiro ano, essa campanha promovida pelo Catraca Livre tem o apoio da ONU Mulheres, da ONG Plan International, dos coletivos Nós, Mulheres da Periferia, Vamos Juntas!, e das redes Minha Sampa e Meu Recife e dos blocos Mulheres rodadas e Maria vem com as outras.

 

Só que este ano elas prometem ir além, na tentativa de não repetir 2017 quando, só no Rio de Janeiro, uma mulher era agredida no carnaval a cada quatro minutos. A campanha exige uma tomada de providências do Poder Público e, ao mesmo tempo, a partir de uma grande rede de mobilização, quer criar um mapa com relatos de assédios, tabular os dados coletados e levá-los às autoridades competentes para o enfrentamento do problema.

 

E o nosso programa, desde já, apoia a iniciativa e pede a você, que está ligada no nosso rádio-mulher, que entre na plataforma www.aconteceunocarnaval.org. Faça isso pra contar sua história. E nunca é demais lembrar que o canal para o atendimento de vítimas de violência contra a mulher é o ligue 180, em que profissionais treinados dão orientação gratuita 24 horas por dia.

 

Sua participação é muito importante para ampliar o alcance da campanha. Compartilhe fotos nas redes sociais com a hashtag #carnavalsemassedio. Assunto para Valéria Scarance, coordenadora do Núcleo de Gênero do Ministério Público do Estado de São Paulo. Ela que também é professora da PUC e integra a Comissão Permanente de Combate à Violência Doméstica e familiar contra a Mulher. Seja muito bem-vinda ao nosso Viva Maria!

 

Vamos começar falando dessa insistência de alguns em confundir paquera com assédio. Uma coisa não tem nada a ver com a outra, não é, doutora Valéria?

 

 

Viva Maria: Programete que aborda assuntos ligados aos direitos das mulheres e outros aspectos da questão de gênero. É publicado de segunda a sexta-feira. Acesse aqui as edições anteriores.

Últimas notícias
Política

Especialistas alertam para riscos da PEC que criminaliza drogas

A PEC aprovada no Senado ainda precisa ser analisada pela Câmara dos Deputados. Por enquanto, não há previsão para votação.

Baixar arquivo
Política

Senado aprova ampliação da faixa de isenção do imposto de renda

A proposta revisa para R$ 2.824,00 o limite de renda mensal que não precisa pagar Imposto de Renda. Esse valor também corrige as demais faixas, já que existe uma progressividade da tabela.

Baixar arquivo
Justiça

Traje religioso em documentos oficiais é constitucional, diz STF

Os ministros  do STF julgaram um recurso da União contra a decisão da Justiça Federal que autorizou o uso de traje religioso na foto para a Carteira Nacional de Habilitação.

Baixar arquivo
Geral

Comissão de juristas entrega proposta de novo Código Civil a Pacheco

O projeto propõe a alteração de mais de mil artigos do atual código e contempla temas atuais, como o direito digital. Proposta passará por ampla discussão entre os senadores para, só então, ser colocada em votação.

Baixar arquivo
Internacional

Internacional: pelo menos 50 mil soldados russos morreram na Ucrânia

A contagem foi feita pela BBC, em parceria com um grupo de mídia independente e voluntários. Do lado ucraniano, estima-se que são 31 mil mortos.
E mais: a exatos 100 dias da Olimpíada de Paris, entidades denunciam a expulsão de imigrantes da capital francesa.

Baixar arquivo
Esportes

Futebol: CBF sorteia duelos da 3ª fase da Copa do Brasil

Confira também os jogos da 2ª rodada do Brasileirão. Rádio Nacional transmite Flamengo x São Paulo, às 21h30, nesta quarta-feira (17). 

Baixar arquivo